Cooperativas do Sul de SC criam Central para fortalecer a cadeia do leite

Publicado em 14/01/2019 10:58

Nesta terça-feira (15), três cooperativas de produção de leite formalizam a criação da Central das Cooperativas do Litoral Sul Catarinense. A assembleia de fundação, que vai unir a Coopernova de Forquilhinha, a Coopercolméia de Meleiro e a Coopervalesul de Turvo, será realizada às 18h30 no auditório da E.E.B.M. Ines Tonelli Napole, em Meleiro.

A iniciativa busca organizar, fortalecer e consolidar a cadeia produtiva do leite no Sul do Estado. Entre os objetivos da Central, estão promover compras coletivas e a comercialização de produtos entre as cooperativas, dar segurança às afiliadas na comercialização do leite, unificar a assessoria contábil e jurídica, criar um departamento técnico, implantar uma unidade de resfriamento para comercialização de leite spot (produto vendido entre as indústrias) e assumir 100% da coleta e do transporte do leite dos membros.

A Central é fruto de um trabalho iniciado há cinco anos, desde que foi criado o Fórum das Cooperativas do Leite do Sul de SC, que congrega associações e cooperativas ligadas ao setor, além de lideranças e técnicos. A Epagri integra esse fórum e atua na articulação dos membros, em parceria com outras entidades. O fórum representa organizações que abrangem 500 propriedades e somam produção mensal de 2 milhões de litros de leite.

“Ao longo desses anos, muitos estudos e debates foram realizados, até que em 2018 tomou-se a decisão de fundar a Central. Três cooperativas tomaram frente no processo de criação, para que posteriormente as demais também se integrem, cada uma a seu tempo”, conta Marcelo Pedroso, médico-veterinário da Epagri Regional de Criciúma. A Central terá sede administrativa em Meleiro, em uma parceria com a Prefeitura, mas contará também com estruturas e serviços de suas afiliadas.

Fonte: Epagri

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
Leite/Cepea: Preço ao produtor se mantém em alta em setembro
undefined