Leite pode entrar na política de garantia de preço mínimo

Publicado em 05/06/2018 14:21

O leite poderá entrar na lista de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A medida beneficia os produtores rurais, sobretudo os pequenos e médios, que tendem a sofrer mais financeiramente com as oscilações de preço do mercado.

O texto do Projeto de Lei Complementar (PLC) 215/2015) foi aprovado nesta terça-feira (5) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e segue para o plenário da Casa com pedido de urgência na votação.

O relator na comissão, senador Waldemir Moka (MDB-MS) ressaltou que a medida é apenas autorizativa, ou seja, não obriga o Poder Executivo a incluir o leite na pauta dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos.

Caso seja inserido na PGPM, o leite poderá ter um valor mínimo de compra estabelecido pelo governo. Na prática, a diferença entre o valor fixado dos produtos e o valor real de mercado é repassada pelo estado ao produtor, de modo que não haja prejuízos financeiros para o cidadão. 

O texto aprovado estabelece que os recursos necessários para a inclusão do leite na pauta da PGPM devem ser alocados pelo governo quando da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Amortização do capital imobilizado é determinante ao sucesso de sistemas de produção de leite confinado Leite/Cepea: Amortização do capital imobilizado é determinante ao sucesso de sistemas de produção de leite confinado
Leite/Cepea: média dos preços pagos no Brasil pelo produto sobe no 1º bimestre Leite/Cepea: média dos preços pagos no Brasil pelo produto sobe no 1º bimestre
Apesar da segunda alta seguida no leite pago ao produtor, margens da atividade estão piores que no ano passado
Embrapa promove seminário on-line sobre rumos da cadeia do leite no Brasil
Produção de leite com bons resultados no primeiro trimestre do ano para pecuarista que fez a lição de casa
Embrapa Gado de Leite: Alta no custo de produção de leite em março. Inflação anual chega a 10,7%