HF Brasil/Cepea: Equipe de citros comemora 30 anos de divulgação de preço em época de cenário favorável ao citricultor

Publicado em 13/05/2024 15:55

Há 30 anos, a Equipe de Citros do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, iniciava a divulgação de informações a respeito do mercado de cítricos (laranjas, tangerina e lima ácida tahiti). Nestas últimas três décadas, a Equipe acompanhou de perto as mudanças e os avanços verificados na citricultura nacional, aspectos abordados na edição especial deste mês da revista Hortifruti Brasil.

Segundo pesquisadores da Equipe, até os anos 2010, a citricultura era marcada por ciclos de alta e baixa de preços, tendo como influência a oferta e a demanda externas de suco. Em 2012, os preços registraram o menor patamar desses 30 anos, inviabilizando, por exemplo, um modelo de produção de escala de pequeno porte, sobretudo o voltado ao setor exportador. A partir de 2016, inicia-se um novo ciclo, menos marcado por movimentos de ajustes de oferta e demanda e mais por incertezas na oferta global, diante da forte evolução do HLB (greening) na Flórida e em São Paulo.

E a comemoração dessas três décadas de acompanhamento do mercado citrícola nacional acontece justamente em uma época muito favorável ao produtor: os preços de negociação da laranja são recordes, ao passo que os valores de importantes insumos caíram, cenário que pode favorecer a rentabilidade na safra 2024/25.  

Ainda nesta edição, a Equipe da revista Hortifruti Brasil atualizou os custos de produção da laranja de dois modelos de fazenda no estado de São Paulo, e é notável que o cenário de 2024/25 deve favorecer a citricultura a retomar seus investimentos em pomares. No entanto, as incertezas sobre o futuro da produção, por conta do HLB e do desabastecimento de suco no mercado global diante da menor produção, ainda permanecem.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citros/Cepea: Melhora no calibre e aumento da oferta pressionam preços da laranja e da tahiti
Fundecitrus lamenta o falecimento de Lourival Carmo Monaco, um dos maiores nomes da citricultura e da instituição
Citros/Cepea: Preços da laranja in natura se enfraquecem
Sucro/Cepea: Cepea avança na integração de dados com o setor sucroenergético
Quebra do ciclo do ‘psilídeo’ pelo controle da fase de ‘ninfa’ é chave no manejo da doença, mostram estudos do Agrimip
Citros/Cepea: Semana termina com recuo dos preços da tahiti; laranja in natura fica estável
undefined