Sucos BR se une a órgãos públicos para desenvolver programa de controle de qualidade do suco de laranja integral

Publicado em 30/08/2022 13:02

A Associação Brasileira das Indústrias de Suco Integral (Sucos BR), em uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-RS) iniciaram uma colaboração cujo objetivo é criar um Programa permanente de controle de Qualidade do Suco de Laranja Integral brasileiro. Esse Programa atuará em duas frentes.

A primeira é no desenvolvimento de métodos analíticos modernos, rápidos e confiáveis para garantir a qualidade do Suco de Laranja Integral, e atestar que as informações apresentadas no rótulo sejam condizentes com o produto. A segunda é na construção de um banco de dados de composição química, buscando encontrar a "impressão digital química" dos Sucos de Laranja Integral brasileiro.

Trata-se de uma iniciativa inédita que une a iniciativa privada e o setor público na elevação da qualidade e a valorização do suco integral no mercado nacional e internacional. Tal iniciativa dará ferramentas analíticas para o Ministério da Agricultura avaliar a autenticidade e também monitorar a qualidade desse produto, o que certamente estimulará as indústrias a investirem na produção de Sucos de Laranja Integral de elevada qualidade e também irá desencorajar àquelas indústrias que não trabalham de acordo com os protocolos de qualidade determinados pelo MAPA.

Fonte: Sucos BR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado
Citros/Cepea: Chuvas geram expectativa de recuperação na oferta em 2025
Citros/Cepea: Preços seguem em alta; volume exportado diminui, mas receita sobe
undefined