Onda de frio: Produção de laranja no México pode ter quebra de até 6 milhões de caixas

Publicado em 17/02/2021 12:11 e atualizado em 17/02/2021 17:11
No Texas, apesar de ainda não se falar em números de produção, setor já estima prejuízo de cerca de 500 milhões de dólares

A severa onda de frio que congelou não só os Estados Unidos, mas também o México, deve impactar a produção de laranja com prejuízos podendo chegar a 6 milhões de caixas de laranjas, segundo informações de Gilberto Tozzati - consultor GCONCI. De acordo com Gilberto, as cidades de produção mais afetadas foram Allende, Montemorelos, General Terán, Hualahuises, Linares, Cadereyta, nos estados de Nuevo Leon e Tamaulipas, próximos ao Texas, nos Estados Unidos. 

Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados pelo setor, e segundo Gilberto os números oficiais só devem ser divulgados em duas semanas. As primeiras informações indicam que pelo menos 25 mil hectares de citros foram atingidos pela onda de frio, justamente com laranjas prontas para a colheita. Os primeiros números indicam que a baixa pode chegar a  6 milhões de caixas. "Tecnicamente falando, se a laranja ficar em um período de quatro horas ou mais abaixo de -2ºC, o tecido começa a se romper e a fruta começa a congelar. E lá as temperaturas atingiram -3ºC a -4ºC", explica o especialista. 

+ EUA: Nova tempestade de inverno traz mais neve e compromete cadeias agropecuárias

A partir de agora, os produtores aguardam a fruta descongelar, mas dependendo da quantidade de horas, o gelo pode prejudicar em quase 100% a produção. "É possível que as baixas temperaturas tenham afetado a próxima florada também", comenta. 

Sobre o mercado de citrus, o especialista destaca que 80% da produção dessa região é para mercado de fruta fresca, enquanto os 20% são destinados para a produção de suco. Sobre os impactos a longo prazo, destaca que o mercado deve sentir de alguma maneira, os impactos na importação de suco dos Estados Unidos, que tem como maior fornecedor o país vizinho. "Isso tudo representa que haverá um impacto sim, mas até o momento nada de muito expressivo para o mercado. 

Veja fotos da onda de frio na produção de laranja no México: 
 

Assista também ao vídeo enviado ao Notícias Agrícolas: 


Onda de frio também atinge produção no Texas

Já nos Estados Unidos, a produção do Texas deve sentir os impactos na laranja. Segundo Gilberto, o estado americano produz laranja de dois dois tipos, sendo eles pomelo e valência. "Nós ainda não temos números para quebra, mas segundo relatos que temos observado, os prejuízos podem chegar a 500 milhões de dólares", comenta. 

O maior impacto, até o momento, é observado para a laranja valência que pode ter uma quebra de 100%, já que o produtor ainda não tinha iniciado os trabalhos de colheita. Já em relação ao tipo pomelo, pelo menos 60% da produção ainda estava no pé para ser colhida. 

+ USDA disponibilizará auxílios para agricultores afetados por tempestades de inverno nos EUA

De acordo com informações publicadas pelo Yahoo News, Dale Murden, presidente da Texas Citrus Mutual, um grupo comercial que representa os interesses dos produtores de frutas cítricas no estado, disse à AccuWeather por e-mail que os produtores foram "cerca de 50% colhidos até agora, quando o clima extremamente atingiu no início desta semana , e estavam "apenas começando a colher nossa laranja tardia de valência". 

A publicação destaca ainda que Murden afirma que certamente parte da safra será perdida, devido ao acúmulo de gelo dentro da fruta. "Os pomares de cítricos no Texas estão em grande parte situados no Vale do Baixo Rio Grande, em partes dos condados de Hidalgo, Cameron e Willacy, disse Murden", complementa o Yahoo. 

Além do gelo, os ventos também prejudicaram o trabalho dos produtores na região. "O vento também frustrou as tentativas dos produtores de proteger as frutas", afirma. 

Veja fotos da onda de frio na produção de laranja no Texas: 
 


Fonte: Grapefruit laranja congelada no Texas  Foto: Yahoo News

SAIBA MAIS: 

+ Severa onda de frio nos EUA se soma a preocupações já grandes com a seca no país
 

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citros/Cepea: Semana termina com recuo dos preços da tahiti; laranja in natura fica estável
Citros/Cepea: Tahiti tem nova queda de preço na semana
Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado
undefined