Citros/Cepea: Como deve ser a oferta de cítricos neste mês?

Publicado em 09/02/2021 09:11

Neste início de fevereiro, a oferta de lima ácida tahiti está mais controlada no estado de São Paulo em relação aos anos anteriores. Isso porque, com a maior absorção da indústria – as quais mantêm os preços de R$ 14,00 a R$ 16,00/cx de 40,8 kg, posta na unidade –, o escalonamento da temporada foi beneficiado, reduzindo o volume disponível e impedindo maior retração dos preços.

A estimativa inicial dos produtores é de que a oferta continue elevada até meados de abril (ainda que inferior à de 2020), sendo que a qualidade e a colheita ficariam dependentes das condições climáticas dos próximos meses. Até o momento, a disponibilidade de frutos de menor padrão é elevada, fator que limita os envios externos.

Outra variedade que deve ser mais vista nos mercados a partir de agora é a tangerina poncã, cuja colheita deve se iniciar no final de fevereiro, principalmente nos pomares do sul de Minas Gerais, onde o desenvolvimento das frutas costuma ser mais acelerado. A entrada de poncã pode amenizar a falta de laranjas por conta do período de entressafra.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citros/Cepea: Preços sobem pela 10ª semana consecutiva
Com recorde de faturamento e alerta para queda de consumo, setor de suco de laranja fecha a ano-safra 2023/24
Citros/Cepea: Chuvas amenizam preocupação de citricultores paulistas
Faltando cinco dias para final do prazo, cerca de 55% das propriedades paulistas já entregaram o relatório Cancro/Greening
Governo de São Paulo intensifica o combate ao greening no cultivo de cítricos
Greening – Ação de combate a doença retira mais de 25 mil mudas irregulares de circulação