Abertura da colheita da laranja Valência será na sexta-feira em Três Arroios

Publicado em 13/08/2019 14:45

O município de Três Arroios sediará a 6ª Abertura Oficial da Colheita da Laranja Valência do Alto Uruguai, que acontece na próxima sexta-feira (16/08). O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Três Arroios, com apoio da Cresol, Sicredi, Sutraf Alto Uruguai, Alfa, Banrisul e Olfar.

O público será recepcionado na sede da Cooperativa Ecoterra, no bairro industrial, às 13h15.Logo após acontecerá visita à Unidade de Beneficiamento e Armazenagem de Frutas. No local, serão apresentados dados de comercialização dos citros por representantes da entidade. O engenheiro agrônomo e extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Luiz Angelo Poletto, juntamente com o extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Três Arroios, Jair Gribler, irão abordar sobre a situação da citricultura na região do Alto Uruguai e divulgarão os dados da safra. Logo após, palestra com o tema Comercialização de Frutas Cítricas – cenário atual e futuro. O evento encerra às 16h, com um coquetel com produtos à base de laranja.

A região envolve mais de 1.600 famílias produtoras de laranja, com uma área cultivada de 2.717 hectares.  Os municípios com maior produção são Itatiba do Sul, Aratiba, Mariano Moro, Três Arroios, Severiano de Almeida, Marcelino Ramos, Barra do Rio Azul e Erval Grande.  Na região do Alto Uruguai, 80% da produção de laranjas são da variedade Valência.

Tags:

Fonte: Emater/RS-Ascar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citros/Cepea: Preços sobem pela 10ª semana consecutiva
Com recorde de faturamento e alerta para queda de consumo, setor de suco de laranja fecha a ano-safra 2023/24
Citros/Cepea: Chuvas amenizam preocupação de citricultores paulistas
Faltando cinco dias para final do prazo, cerca de 55% das propriedades paulistas já entregaram o relatório Cancro/Greening
Governo de São Paulo intensifica o combate ao greening no cultivo de cítricos
Greening – Ação de combate a doença retira mais de 25 mil mudas irregulares de circulação