Argentina: insetos portadores do greening (HLB) são encontrados em Entre Ríos

Publicado em 20/12/2017 13:03

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina detectou recentemente a presença de insetos portadores de Huanglongbing (HLB), doença que é mais conhecida como greening e afeta diretamente as culturas de cítricos.

Os insetos foram detectados na província de Entre Ríos, nas proximidades do Rio Uruguai. Contudo, a ocorrência nas zonas produtivas ainda é baixa, já que não foram observados sintomas nas plantas dessas áreas. O trabalho é fruto das ações que o Senasa vem fazendo dentro do Programa Nacional de Prevenção do HLB (PNPHLB), que também conta com capacitações e assistências aos produtores.

Como informa o La Nación, será feita uma reunião de produtores e dos Ministérios de Agroindústria e Produção de Corrientes e Entre Ríos nesta sexta-feira (22) para determinar detalhes de um plano de contingência diante dessa detecção.

"É a notícia que não gostaríamos que chegasse: essa é a doença mais complicada e complexa de combater nos cítricos a nível mundial. Não tem cura e mata a produção", explicou Fernando Borgo, presidente da Federação dos Cítricos de Entre Ríos.

A doença, contagiosa, demora entre um a três anos para se manifestar.

Com informações do Infocampo e La Nación

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado
Citros/Cepea: Chuvas geram expectativa de recuperação na oferta em 2025
Citros/Cepea: Preços seguem em alta; volume exportado diminui, mas receita sobe
undefined