Argentina: produções de cítricos e erva-mate em Misiones são seriamente afetadas por chuva e granizo

Publicado em 09/06/2017 14:27

As chuvas e o granizo afetaram seriamente a produção na província de Misiones, na Argentina. As produções que mais sofreram com as intempéries foram as de cítricos e de erva mate, que perderam, respectivamente, 80% e 20% em rendimento.

O excesso de água fez com que os produtos, a céu aberto, perdessem todos os seus nutrientes, como indica a Secretaria de Agricultura Familiar da província. No caso do norte, mesmo que não tenha havido tanta água como em outras zonas, há inconvenientes para o desenvolvimento dos cultivos.

Outro dos setores prejudicados foi o de piscicultura, com perdas de até 70%.

Houve muita queda de folhas e ataques de fungos nas plantas. Por isso, o vice-presidente da Associação de Produtores Agropecuários de Misiones (Apam), Cristian Klingbell, declarou que a fase final da colheita, que normalmente fica entre os meses de setembro e outubro, não poderá passar de julho.

Além dos problemas de rendimento, os pequenos produtores também enfrentarão outras dificuldades, principalmente aqueles que produzem erva-mate. Os secadores não possuem lenha ou chip de pino para poder secar a erva, somado aos preços praticados no mercado, que não cobrem os custsos.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Infocampo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado
Citros/Cepea: Chuvas geram expectativa de recuperação na oferta em 2025
Citros/Cepea: Preços seguem em alta; volume exportado diminui, mas receita sobe
undefined