Problema do suco de laranja brasileiro no mercado norte-americano

Publicado em 11/01/2012 14:08
Nesta terça-feira (10) a imprensa divulgou uma nota do FoodandDrugAdministration(FDA) informando sobre a detecção de traços de carbendazim no suco de laranja brasileiro.

O carbendazim é um principio ativo usado legalmente em vários fungicidas, aprovados pelos órgãos competentes dos principais mercados brasileiros, utilizados na citricultura, porém este princípio ativo não é aprovado para uso em laranjas nos EUA.

O FDA decidiu que os níveis de carbendazim detectados no suco de laranja não apresentam riscos à saúde e, portanto, não vai retirar do mercado o produto. Se os testes futuros indicarem níveis de carbendazim que venham representar riscos à saúde dos consumidores, o publico será alertado e o produto será retirado do mercado.

O que preocupa o mercado é que o FDA poderá impedir a entrada de novos lotes, em transito, para os EUA, caso o carbendazim seja detectado.

Esta decisão contribuiu para que o suco de laranja atingisse o limite de alta na Bolsa dos EUA, uma vez que se o produto brasileiro for rejeitado, será muito difícil encontrar outro fornecedor capaz de suprir a demanda do mercado de suco norte-americano.

Tags:

Fonte: Associtrus

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citros/Cepea: Oferta restrita e demanda firme mantêm preços em alta
Citros/Cepea: Preços sobem pela 10ª semana consecutiva
Com recorde de faturamento e alerta para queda de consumo, setor de suco de laranja fecha a ano-safra 2023/24
Citros/Cepea: Chuvas amenizam preocupação de citricultores paulistas
Faltando cinco dias para final do prazo, cerca de 55% das propriedades paulistas já entregaram o relatório Cancro/Greening
Governo de São Paulo intensifica o combate ao greening no cultivo de cítricos