‘Barter em Campo’: Syngenta destina US$ 1 bi para operações de barter na safra 2024/25; saiba como aproveitar
As operações de barter, troca de insumos pela produção, têm expectativas positivas nesta safra 2024/25. A Syngenta, líder global no desenvolvimento de tecnologias e soluções para a proteção de cultivos, disponibiliza aos produtores rurais US$ 1 bilhão para essas operações na campanha ‘Bater em Campo 2024’. A ação está voltada para agricultores de soja, milho, algodão e café.
O volume é mais de 17% maior do que o registrado no ano de 2023, quando a companhia alcançou aproximadamente US$ 850 milhões em negociações deste tipo no país. Somente no ano passado, por meio desta ferramenta de troca, foram exportadas 1,1 milhão de toneladas de soja, 500 mil sacas de café, 120 mil toneladas de milho e 60 mil toneladas de algodão.
“Existe um espaço muito grande para as exportações brasileiras neste ano. Nossa relação com a China, principal compradora das commodities agrícolas do Brasil e destaque no programa no ano passado, não só suporta a operação de barter, como também favorece os produtores brasileiros neste momento”, explica Fernando Borba, diretor de Barter da Syngenta.
Para 2024, a campanha ‘Bater em Campo’ conta ainda com novidades aos produtores rurais, como o lançamento da modalidade Barter +, uma ferramenta criada pela própria Syngenta que oferece proteção do preço mínimo da commodity negociada e permite que uma valorização futura do preço se transforme em créditos para os agricultores, um "cashback".
Como a compra de insumos agrícolas para a segunda safra deste ano está atrasada, ainda não é possível prever, com exatidão, qual será a rentabilidade ao final da safra 2023/24 aos produtores. Portanto, operações que garantam um cenário de previsibilidade são fundamentais. “A campanha visa beneficiar os produtores por meio da entrega de parte da produção agrícola, colhida ainda na safra 2023/24 ou na seguinte”, ressalta Borba.
“Faço questão de lembrar que um dos grandes diferenciais do barter da Syngenta é a Nutrade, trading que faz parte da plataforma de negócios da Syngenta Proteção de Cultivos, responsável por todo o sistema operacional e a redução de riscos para as operações, que oferece soluções inovadoras e exclusivas para cada cliente”, complementa o executivo.
O movimento ‘Bater em Campo’ reforça o posicionamento da Syngenta de estar ao lado dos produtores “A Syngenta é líder global no desenvolvimento de tecnologias agrícolas, mas também oferece soluções financeiras que proporcionem vantagens e segurança na operação e no travamento dos custos para grandes, médios e pequenos agricultores”, finaliza Borba.
Assista a entrevista com Fernando Borba, diretor de Barter da Syngenta , clique aqui
Para saber mais sobre a campanha Barter em Campo 2024, clique aqui.