O Potencial do Agronegócio Brasileiro: Desafios e Soluções no Mercado de Crédito Agrícola
Segundo projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Plano Safra 2023/2024 está prestes a marcar um novo capítulo na história do agronegócio brasileiro, com estimativas recordes na produção de carne e grãos.
No setor de carnes, prevê-se a produção de 30,85 milhões de toneladas - valor que superaria o ciclo atual, já recordista, em 2,7% - enquanto, no setor de grãos, estima-se que a produção das principais commodities agrícolas brasileiras (soja, milho, arroz, feijão e algodão) chegue a 319,5 milhões de toneladas, apenas 1% a menos no comparativo com 2023, que também é recordista em produção. Estes valores colocam o Brasil como um gigante agrícola global, com influência direta no crescimento da economia do país e no fornecimento de alimentos para a população mundial.
Com base nesse crescimento, também é esperado um aumento na requisição de créditos agrícolas, um componente essencial para o desempenho significativo deste mercado. No entanto, investimentos são sempre considerados um risco. E assegurar que essas operações sejam seguras e estejam em compliance com a legislação brasileira implica em uma análise minuciosa sobre cada requerente - uma investigação que tende a ser extremamente burocrática e operacional.
Felizmente, com o advento da tecnologia, já é possível contar com soluções tecnológicas que otimizam essas operações, possibilitando que as tomadas de decisões sejam mais seguras e assertivas. Um exemplo é a Docket, uma das maiores legaltechs do Brasil, cujo objetivo é simplificar os processos burocráticos que dependem de documentação regulatória através de soluções rápidas e precisas. Por meio dela, é possível acessar mais de 495 mil tipos de matrículas, certidões e diversos outros documentos distribuídos em mais de 35 mil órgãos públicos de todo o Brasil. Tudo em uma plataforma 100% digital.
"A missão da Docket é simplificar a burocracia e acelerar processos. Nossa solução de gestão documental vem para desbloquear o potencial do mercado de crédito agrícola, tornando-o mais acessível, rápido e seguro”, defende Pedro Roso, CEO da Docket. Além disso, a solução faz análises rápidas e identifica gravames em menos de um minuto, ocasionando na redução de até 80% do lead time de uma equipe operacional, cujos riscos são altos devido a má interpretação humana. “Nossa solução é tão aderente que, inclusive, já ajudou a destravar mais de R$50 bilhões em crédito agrícolas e imobiliários, proporcionando um impulso significativo para o setor e a economia como um todo”, conclui Pedro.
Diante deste cenário, é possível perceber que a combinação de inovação tecnológica e a missão da Docket desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, produtividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro, já que a legaltech torna o mercado de crédito agrícola mais robusto e eficiente, contribuindo para o crescimento contínuo do setor e da economia como um todo. Para entender mais sobre como a Docket pode te auxiliar em suas operações de crédito, acesse aqui.