Novo Clover CRM otimiza vendas no campo

Publicado em 21/08/2023 10:24 e atualizado em 25/08/2023 15:27
Aplicativo está mais ágil e intuitivo para apoiar consultores de vendas


Construir uma relação de confiança com o cliente e fidelizá-lo é um dos grandes desafios de quem trabalha com vendas e marketing. No agronegócio, segundo uma pesquisa do grupo Markestrat, os consultores de campo estão tentando se posicionar como parceiros dos produtores rurais e não apenas “provedores de serviços e produtos”. 

O aumento da demanda por atendimento personalizado exige novas posturas dos agentes de vendas, e a tecnologia é fundamental para ajudar nesse processo. O Customer Relationship Management (CRM), por exemplo, é uma ferramenta de gestão comercial e relacionamento com clientes que pode armazenar e fornecer dados valiosos para tomadores de decisões.

O CRM coleta informações relevantes sobre o histórico de atividades dos consultores comerciais com os produtores rurais, o que possibilita a segmentação e, consequentemente, uma abordagem personalizada para cada cliente.  No agronegócio, o Clover CRM foi o primeiro software criado para o atendimento personalizado aos produtores rurais brasileiros.  

Hoje, a solução faz parte do portfólio de produtos da Aliare, companhia formada pela união entre Grupo Siagri, Datacoper e Solution, três empresas voltadas para desenvolvimento de soluções tecnológicas de gestão para o agronegócio. Pioneiro no setor, o Clover CRM ganhou recentemente uma nova versão para seu aplicativo, agora mais ágil e intuitiva. 

Essa nova versão foi lançada oficialmente durante o Congresso Andav 2023. Segundo o CEO da Aliare, Carlos Barbosa, o novo aplicativo do Clover CRM foi desenvolvido para otimizar o dia a dia dos consultores de vendas, que têm uma rotina intensa de visitas a campo. “Com o app, o consultor consegue saber qual cliente priorizar e organiza toda a sua agenda de visitas com apenas alguns cliques”, afirma o CEO. 

Desafios na digitalização da gestão comercial

O Clover CRM foi o primeiro software criado para o atendimento personalizado aos produtores rurais brasileiros.  O produto evoluiu junto com o agronegócio e, hoje, atende pequenas, médias e grandes empresas dos segmentos de distribuição de insumos, cooperativas agropecuárias, indústria de defensivos, fertilizantes e concessionárias de máquinas agrícolas.

Hoje, o software é líder entre as grandes cooperativas brasileiras. Mas o CEO da Aliare, Carlos Barbosa, relembra que o sucesso do Clover CRM se deu, também, pelo envolvimento dos clientes. “Adotar uma ferramenta de CRM exige uma mudança cultural. É imprescindível que a alta gestão do negócio lidere a iniciativa de digitalizar as rotinas comerciais”, diz Carlos. 

Segundo o CEO, o projeto envolve três pilares: pessoas, processos e tecnologia. Não basta saber o potencial do CRM, são necessários um líder que defina os objetivos, um responsável pela execução e uma equipe de consultores de vendas engajados, que compreendam o valor da ferramenta para eles. 

“É preciso criar o que chamamos de cultura de CRM. O sucesso do novo modelo de gestão de clientes depende de algumas mudanças organizacionais. Além disso, as decisões passam a ser baseadas em dados, em análises do comportamento de compra dos produtores. Se os colaboradores estiverem abertos a essas mudanças, todos terão resultados positivos no final”, explica Barbosa.

A Aliare possui diversos cases de sucesso, considerando o engajamento de todos os envolvidos nos projetos, da alta gestão aos consultores de campo. Com o aplicativo Clover CRM atualizado, a expectativa é que os atuais usuários do sistema consigam ter ainda mais controle dos processos e proximidade com os clientes; e que os novos descubram todas as vantagens da digitalização. 

Evoluções do app Clover CRM

Com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso aos dados, a nova versão do Clover CRM está disponível para iOS e Android. À primeira vista, a tela inicial já demonstra a evolução da ferramenta, com o layout mais limpo e intuitivo. "Tudo foi desenvolvido a partir de um extenso trabalho de design de produto, com foco na experiência do usuário", complementa o CEO Carlos Barbosa.

Na Agenda, é possível fazer anotações de compromissos únicos ou em lote. Além disso, o CRM integra-se ao e-mail e WhatsApp, facilitando o contato com os clientes. Nos registros de serviço, pode-se anexar várias fotos da galeria e gravar áudios. 
Os RTRs (Relatórios em Tempo Real) agora estão reunidos na Central RTR, com opção de compartilhamento na web. O novo recurso
"Carrinho de Compra" permite a geração de pedidos e os novos filtros garantem que a segmentação de clientes seja mais precisa.  

Além disso, o Clover CRM pode ser adquirido na Aliare Cloud, serviço de computação em nuvem da Aliare. Assim, o cliente que adquire o software fica livre da responsabilidade de gerenciar a infraestrutura e a equipe de TI pode se dedicar às atividades mais estratégicas do negócio. 
 


Essas são algumas das novidades do aplicativo, todas elas pensadas para melhorar a usabilidade do CRM e otimizar a gestão comercial.

Com o software, os gestores acompanham o desempenho da equipe e as análises de vendas; enquanto os consultores têm um controle maior de suas rotinas e conseguem atender o cliente de forma personalizada. 

“Esse atendimento diferenciado deixa a empresa mais competitiva, é um investimento na fidelização do produtor rural. Mas, sem o apoio da tecnologia, lidar com vários clientes se torna um desafio muito grande. Então, podemos dizer que o CRM hoje é indispensável na gestão de carteiras em negócios agrícolas”, relata Carlos Barbosa. 

Fonte: Clover CRM

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