Seguro Agrícola: por que você precisa dele?
Em meio aos desafios e incertezas enfrentados pelos produtores rurais, o Seguro Agrícola se tornou um instrumento crucial para proteger lavouras, rebanhos e instalações contra riscos climáticos, doenças e outros imprevistos que possam prejudicar a produção. A JDT Seguros, uma das maiores corretoras brasileiras dedicada ao agronegócio, oferece soluções personalizadas e adaptadas às necessidades específicas do setor.
O início do seguro para o ramo agrário teve início em 1939 no Brasil, quando o estado de São Paulo estipulou o seguro obrigatório contra granizo para a lavoura algodoeira, o que levou à criação da Carteira de Seguro Agrícola contra Granizo para a Viticultura. Hoje, o Seguro Agrícola é um dos mais importantes instrumentos de política do setor, por permitir ao produtor proteger-se contra perdas nos investimentos realizados no campo.
A contratação geralmente está vinculada ao calendário do ZARC (Zoneamento de Risco Climático), elaborado pelo MAPA em colaboração com a Embrapa. Ele se tornou uma espécie de "guia de plantio", com datas recomendadas para a plantação de diferentes culturas, separadas por cidade e tipo de solo, além de indicar as sementes autorizadas e as janelas de risco. Uma das principais finalidades desse instrumento é fornecer um ponto de referência para a contratação de seguros e garantir ao produtor o menor risco possível para o sucesso da lavoura plantada.
Com mais segurança e todo esse aporte técnico, o produtor rural é encorajado a aumentar sua produção, adotar práticas mais avançadas e tecnológicas, atraindo mais investimentos para o setor. De acordo com Luiz Carlos Meleiro, Head de Seguros Agrícolas da JDT Seguros, “os produtores precisam de instrumentos financeiros adequados para lidar com os riscos envolvidos em suas atividades no campo, e com o respaldo do seguro, o agronegócio se torna mais atrativo e viável, impulsionando a economia rural e nacional como um todo”.
No mercado há 15 anos, a JDT Seguros é pioneira na proteção de equipamentos agrícolas e oferece a oportunidade de contratação do Seguro Agrícola para a safra 2023/2024. “Atuamos de forma consultiva na hora da contratação do seguro oferecendo o melhor suporte a qualquer momento, quando o nosso cliente mais precisa”, afirma Meleiro.
Com uma equipe de especialistas altamente qualificados, a corretora tem um portfólio abrangente de seguros agrícolas e pecuários, que incluem coberturas para lavouras, máquinas e equipamentos, animais, infraestrutura, vida, transportes, coberturas especiais e personalizadas dirigidas para o agronegócio.
Plano Safra
Com o Plano Safra, pacote de medidas e incentivos que visa impulsionar o desenvolvimento do setor agrícola e pecuário, o Seguro Agrícola ganha ainda mais relevância. Através dele, o governo oferece recursos financeiros, subsídios, crédito rural e apoio técnico aos produtores, visando aumentar a produção e promover a sustentabilidade no campo.
O executivo da JDT explica que o valor do financiamento disponibilizado pelo governo varia de acordo com o tipo de cultura, época do ano e limite máximo que o produtor tem direito anualmente por CPF. “Nós oferecemos a possibilidade de utilização do subsídio ao prêmio do seguro rural dos governos Federal e Estadual (para os estados que possuem esse benefício) para a contratação do Seguro Agrícola através da corretora”, informa.
O objetivo da JDT Seguros, segundo seu Head de Seguros Agrícolas, é fortalecer o agronegócio ao proporcionar segurança e tranquilidade aos agricultores e pecuaristas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor.
Clique aqui para entrar em contato com a JDT Seguros e saber como a corretora pode apoiá-lo a proteger sua produção e seus investimentos. Faça agora mesmo uma cotação!
Saiba mais em: jdtseguros.com.br
Instagram @JDTSeguros
Facebook @JDTSeguros
LinkedIn JDT Seguros