Mosca-branca: controle de todas as fases chega ao mercado

Publicado em 06/06/2023 10:34
Syngenta lança nova tecnologia inseticida com ambimobilidade

A mosca-branca (Bemisia tabaci) tem sido um grande desafio para a produtividade das lavouras, não só pelos danos diretos que o inseto causa nas plantas, como também pela disseminação de vírus e favorecimento ao desenvolvimento de fumagina, que pode gerar prejuízos ainda mais significativos para os produtores.

Apesar da maior ocorrência na soja, principalmente devido às condições ambientais favoráveis na maioria das regiões produtoras, a mosca-branca possui um grande número de hospedeiros, o que amplia a sua capacidade de permanecer em uma mesma área mesmo com diferentes cultivos, como algodão, feijão e culturas de hortifrúti, além de algumas plantas daninhas.

Versátil, a mosca-branca também é estratégica. As ninfas, em sua fase imóvel, permanecem fixas na face inferior das folhas, principalmente do baixeiro, o que dificulta o alcance dos inseticidas conforme a cultura avança em seu desenvolvimento. 

A maioria dos inseticidas atuais não possui mobilidade na planta e, quando possuem, essa mobilidade é limitada, apresentando ação apenas no sentido ascendente, ou seja, do local em que foi aplicada para a parte superior da planta.

Somada a essa dificuldade, temos também um cenário de aumento da pressão de indivíduos resistentes às tecnologias inseticidas atualmente disponíveis no mercado. 

Controle que nunca para: tecnologia inédita viabiliza o controle de todas as fases da mosca-branca

Maior pressão de indivíduos resistentes, condições ambientais favoráveis para a praga e dificuldade em atingir o baixeiro: como superar esses obstáculos e controlar todas as fases da mosca-branca, mesmo após o fechamento das entrelinhas?

Por meio de tecnologias inovadoras, como é o caso de TINIVION™ technology, molécula inédita do novo inseticida da Syngenta ELESTAL® Neo.

Além do efeito translaminar, TINIVION™ technology possui a característica de ambimobilidade, ou seja, move-se para cima e para baixo, protegendo a planta por inteiro, inclusive o baixeiro, por mais tempo e em um movimento que nunca para

ELESTAL® Neo é um inseticida que une o ingrediente ativo TINIVION™ technology + acetamiprido, se tornando, assim, eficaz no controle de todas as fases da mosca-branca, inclusive ninfas. 

Confira, no vídeo a seguir, o modo de ação e os benefícios de ELESTAL® Neo no controle de mosca-branca (adultos e ninfas) e outras pragas, como pulgões e cochonilhas:
 

 

Com esse lançamento inovador, a Syngenta reforça o seu compromisso de estar ao lado dos produtores com soluções essenciais para alcançarmos um agro cada vez mais eficiente, rentável e sustentável.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe mais detalhes sobre TINIVION™ technology por meio da central de conteúdos Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

Fonte: Syngenta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A importância da nutrição foliar para o futuro da agricultura
AgroFriday 2024: Orbia promove a "Black Friday do Agro" com condições exclusivas para compra e pagamento de insumos, além de resgate de benefícios
Nova solução xarvio®️: Timing de Aplicação para soja utiliza IA para otimizar manejo e ajuda aumentar a rentabilidade dos produtores; conheça
Lançamento da COP30 do Agro – Protagonismo e Diálogo pelo Futuro Sustentável da Amazônia
Biotecnologias de soja adicionaram 21,2 milhões de tons à produção brasileira nos últimos 10 anos
Roundup® completa 50 anos no Brasil e reafirma seu papel no avanço da agricultura; conheça mais dessa história de sucesso
undefined