Dia Nacional do Calcário: pesquisador destaca importância das altas dosagens

Publicado em 24/05/2023 12:56

As altas dosagens de calcário agrícola ajudam na produtividade no campo e na lucratividade do negócio. O alerta foi feito pelo pesquisador José Antônio Quaggio, que participou do podcast “Papo de Calcário”, que marca o Dia Nacional do Calcário Agrícola. A data é festejada em 24 de maio. 

Com 45 anos de atuação na pesquisa, Quaggio é considerado um dos principais estudiosos sobre a fertilidade do solo. Seu trabalho foi desenvolvido no Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP).

Durante o podcast, o pesquisador disse que o agricultor ampliará a produtividade se aplicar 3 toneladas de calcário para cada tonelada de fertilizante. “Usar calcário gera produtividade, e produtividade é dinheiro no bolso do agricultor”, afirmou Quaggio. 
Em 2022, o consumo de calcário no Brasil aumentou 4,2%. O agronegócio nacional aplicou 56,8 milhões de toneladas do corretivo, ante 54,5 milhões em 2021. 

Os dados são da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal). Para João Bellato Júnior, presidente da Abracal, o consumo deveria estar entre 70 e 80 milhões de toneladas anuais. A revisão das dosagens decorre de situações como as mudanças climáticas e o uso intensivo do sistema de Plantio Direto nas últimas décadas.

Os solos brasileiros são ácidos por natureza, diz Quaggio. Daí a busca da fertilidade envolve a aplicação de calcário antes de outros produtos, como adubo e gesso. O calcário ajuda no enraizamento, um dos principais atributos para boas produtividades, segundo Quaggio.
Quaggio participou do “Papo de Calcário” ao lado de Bellato e do diretor da Abracal, Euclides Francisco Jutkoski.

O podcast está na página da Abracal no Youtube – clique aqui.

Fonte: Abracal

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arroz: Resistência a herbicidas no controle de plantas daninhas fez BASF buscar novas tecnologias para dar suporte ao produtor; conheça
Jotabasso é reconhecida como a maior sementeira do Brasil em vendas de Intacta 2 Xtend
Quem compra terra, não erra!
AgroGalaxy lança campanha "Mês Biológico" para impulsionar agricultura ainda mais sustentável e produtiva no país; participe!
Grande produtor rural do Mato Grosso do Sul  tem recuperação judicial de R$114 milhões de reais deferida na justiça
Para mudar, planejar não basta. É preciso AGIR!