Planejamento da próxima safra de grãos já pode começar; ferramenta digital gratuita PlantUP é aliada dos produtores

Publicado em 26/04/2023 11:16
Solução já conta com mais 18 milhões de hectares e mais de 2.700 agricultores com resultados cadastrados de mais de 560 municípios de todo o Brasil

Você sabia que o planejamento para a sua próxima safra de grãos do Brasil já pode começar? Pois é, antes mesmo de finalizar a colheita 2022/23, as atenções para o próximo ciclo produtivo do país já podem ter início pelos produtores rurais com o uso dos dados atuais de desempenho das lavouras para ter melhores resultados na próxima.
Alguns produtores têm dificuldade em organizar essas informações e transformá-las em conhecimento para o planejamento do próximo ciclo.

O PlantUP, uma ferramenta digital gratuita de compartilhamento de informações agrícolas, surge como uma aliada nesse sentido.
Ela foi desenvolvida pelo Grupo ATTO, responsável pela ATTO Sementes, líder na produção de sementes de soja no Brasil com 43 anos de história, para que os produtores pudessem ter informações confiáveis para decidir sobre o mix ideal de cultivares para seu plantio. Anualmente, são lançados cerca de 150 cultivares de soja e 350 de milho somente em todo o país.

"Ao analisar as cultivares que têm melhor performance na região e em qual posicionamento vem se mostrando os melhores resultados (melhor época de plantio, população de plantas e tipo de solo), o agricultor consegue identificar oportunidades, tomar as melhores decisões e produzir mais, sem aumentar seus custos de produção", afirma Tatiane Freitas, engenheira agrônoma e customer success do PlantUP.

A plataforma tem foco em soja, milho e algodão. O acesso pode ser feito pelo site: www.meuplantup.com ou por aplicativo com download nas plataformas para Android e iOS. Ela já conta com mais 18 milhões de hectares para análise, sendo mais de 14 milhões de soja, 3,8 milhões de hectares de milho e 500 mil de algodão, e mais de 2.700 agricultores com resultados cadastrados de mais de 560 municípios do Brasil.

Marcus Mastelaro, product owner do PlantUP, complementa que, além de avaliação safra a safra das suas lavouras, o produtor também consegue que o sistema compare os dados com o de outros agricultores da região com 100% de sigilo dos dados específicos. "Tudo de forma anônima, você não irá expor seus dados pessoais", explica. 

"Por meio do PlantUP, é possível que o produtor identifique as cultivares que performaram melhor em sua região, por data de plantio, tipo de solo e população de plantas", complementa Mastelaro. Ou seja, são vários indicadores que dão suporte para que o agricultor consiga extrair o maior potencial possível da lavoura.

Para saber mais sobre o PlantUP, acesse: www.meuplantup.com e também veja o perfil no Instagram: @meuplantup. O aplicativo do sistema também está disponível nas lojas virtuais para Android e iOS.
 

Fonte: Atto Sementes

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arroz: Resistência a herbicidas no controle de plantas daninhas fez BASF buscar novas tecnologias para dar suporte ao produtor; conheça
Jotabasso é reconhecida como a maior sementeira do Brasil em vendas de Intacta 2 Xtend
Quem compra terra, não erra!
AgroGalaxy lança campanha "Mês Biológico" para impulsionar agricultura ainda mais sustentável e produtiva no país; participe!
Grande produtor rural do Mato Grosso do Sul  tem recuperação judicial de R$114 milhões de reais deferida na justiça
Para mudar, planejar não basta. É preciso AGIR!