Safra 2022/23 de soja do Brasil começa com a garantia aos produtores rurais da inovação que faz parte do DNA da BASF
A safra 2022/23 de soja do Brasil já tem início no Brasil, com o plantio em andamento nos principais estados produtores. Neste momento determinante para o sojicultor brasileiro, a BASF reforça o seu compromisso com a inovação que faz parte do seu DNA. A companhia está pronta para auxiliar os produtores de Norte a Sul do país em busca dos mais elevados patamares de produtividade e nos desafios, como a ferrugem asiática, a mancha alvo, a cercóspora, o oídio, a antracnose e outras.
"A expectativa para a safra de soja 2022/23 é muito alta, já que o Brasil tende a ter uma safra recorde, algo em torno de 150 milhões de toneladas de soja produzida. Também destacamos o recorde a área cultivada, que deverá se aproximar de 43 milhões de hectares. Apesar da previsão positiva, não podemos deixar de citar a influência do fenômeno La Niña ainda sobre as condições atmosféricas do Brasil", afirma Vitor Bernardes, gerente sênior de Marketing Cultivo e Portfólio Soja de Soluções para Agricultura da BASF.
Uma nova safra é o início de uma nova história e desafios não estão descartados. A falta de chuvas poderá impactar as áreas mais ao Centro-Sul do país em algum momento desse ano-safra. Com essa perspectiva, é de fundamental importância acompanhar a evolução das condições ao longo da safra. Além disso, o cenário de pragas e doenças também precisa ser monitorado.
Bernardes conta que a BASF segue acompanhando de perto os agricultores brasileiros neste início de safra para apoiá-los nas melhores escolhas e sempre em busca dos melhores patamares de produtividade. "Nós temos um time de campo bastante robusto e especializado, focado em garantir que o agricultor esteja sempre bem informado e capacitado para realizar todos os processos no cultivo da soja", diz Bernardes.
"Safra após safra, nós promovemos uma série de iniciativas para orientar o agricultor sobre as boas práticas agrícolas, sobre como extrair todo potencial dos insumos utilizados na lavoura, de como fazer um bom planejamento, para que ele tenha um resultado maximizado – seja em Dias de Campo, visitas às propriedades ou até mesmo no ambiente virtual, através da nossa Fazenda BASF", conta o gerente sênior.
Melhores cultivares em campo
A BASF conta com um pacote completo de soluções para auxiliar os produtores nos desafios da nova safra e torná-los oportunidades.
"Algumas operações e manejos são fundamentais e, quando feitas da maneira correta, ajudam a maximizar a produtividade do agricultor e enfrentar os desafios, sejam eles fitossanitários ou operacionais. Nesse contexto, eu citaria a escolha das cultivares adaptadas à região, o escalonamento do plantio, a qualidade da operação de plantio e a escolha de sementes de alta germinação e vigor, que quando bem protegidas com Standak® Top, são pontos fundamentais a serem considerados no início de Safra para garantir o sucesso ao final da safra", diz Bernardes.
Manejo eficiente de doenças
Não basta ter a melhor cultivar em campo e não realizar manejo adequado. Para que as doenças não se tornem um desafio, é necessário fazer as interferências na hora certa, manter a planta protegida, com as folhas fotossinteticamente ativas durante todo o ciclo da cultura, seja no controle da pós emergência de plantas daninhas, ou no controle de pragas, como tripes, mosca branca, percevejos e lagartas, ou até mesmo no manejo eficiente de doenças, para que elas não causem impacto sobre as folhas e grãos.
"Para isso, a BASF possui um portfólio completo com soluções em herbicidas, inseticidas e fungicidas para auxiliar o agricultor a assegurar a rentabilidade ao final da safra. Em termos de herbicidas, podemos citar o Finale® e o Heat®, no manejo da buva, da corda-de-viola e de outras daninhas que causam impacto significativo à soja. Em termos de inseticidas, o Nomolt® e o Pirate® auxiliam no controle das lagartas. Já para percevejo e a mosca branca os agricultores podem contar com o Fastac® Duo. E em termos de fungicidas, temos um portfólio para todas as fases de cultivo, composto pelo Orkestra®, Aumenax®, o Ativum®, o Blavity® e o Versatilis®", orienta Bernardes.
Prova do resultado de suas soluções, a BASF se faz presente com os agricultores brasileiros no pódio do Desafio de Máxima Produtividade de Soja promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). O concurso premia a cada safra as maiores produtividades na cultura da soja.
"Com a utilização de soluções BASF, as nossas recomendações e o nosso auxílio, muitos agricultores têm produzido acima de 100 sacas de soja nas mais diversas regiões produtoras do nosso país. Esses 11 anos de BASF no manejo dos campeões do CESB nos garante a legitimidade e credibilidade para falar em altas produtividades e sustentabilidade na produção de soja no Brasil, sempre pensando nos resultados de cada agricultor que confia nas nossas soluções", ressalta Bernardes.
A cada ano, a companhia investe mais de 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento no agro. "Caminhamos sempre ao lado dos produtores rurais, orientando e direcionando como melhor utilizar as nossas soluções para sempre maximizar os seus ganhos na produção e fortalecer o seu Legado ano após ano na soja", ressalta o gerente. E esse trabalho não para.
"Para os próximos anos, teremos novos inseticidas, fungicidas, tratamento de sementes, biológicos e ferramentas digitais para otimizar a produção do agricultor brasileiro. Exemplo disso é o Belyan®, um fungicida composto de um novo ingrediente ativo, único e exclusivo da BASF, que auxiliará o agricultor no manejo mais efetivo de doenças na soja, no algodão e no milho. O produto já está disponível para os cotonicultores e estará disponível para os sojicultores na safra 23/24. Nosso compromisso com a inovação, tecnologia e efetividade no manejo se renova a cada safra, assim como o nosso compromisso de fortalecermos o Legado dos sojicultores brasileiros e caminharmos lado a lado com o homem do campo na jornada da produção de alimentos", finaliza Bernardes.
Para saber mais sobre as soluções da BASF disponíveis na safra 2022/23, clique aqui.
ATENÇÃO!
ESTE PRODUTO É PERIGOSO À SAÚDE HUMANA, ANIMAL E AO MEIO AMBIENTE. USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO. CONSULTE SEMPRE UM AGRÔNOMO. INFORME-SE E REALIZE O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS E OS RESTOS DOS PRODUTOS. LEIA ATENTAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO, NA BULA E NA RECEITA. UTILIZE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. RESTRIÇÕES TEMPORÁRIAS NO ESTADO DO PARANÁ: STANDAK® TOP PARA OS ALVOS COLLETOTRICHUM GOSSYPII, FUSARIUM OXYSPORUM F.SP. VASINFECTUM E LASIODIPLODIA THEOBROMAE EM ALGODÃO, PYTHIUM SPP. EM MILHO, ALTERNARIA ALTERNATA, ASPERGILLUS SPP., COLLETOTRICHUM GRAMINICOLA, FUSARIUM MONILIFORME, PENICILLIUM SPP., PHOMA SPP. E PYTHIUM SPP. EM SORGO E PYTHIUM SPP. EM TRIGO. REGISTRO MAPA: BELYAN® N°3922; STANDAK® TOP Nº 01209; ATIVUM® Nº 11216, ORKESTRA® SC Nº 08813, SPOT® SC Nº 0516, STATUS® Nº 6210, VERSATILIS® Nº 001188593, ATECTRA® Nº 4916, AMPLEXUS™ Nº 008298, FINALE® Nº 000691, HEAT® Nº 01013, POQUER® Nº 8510, FASTAC® DUO Nº 10913, NOMOLT® 150 Nº 001393, PIRATE® Nº 05898, AUMENAX® Nº 07720, VERISMO® Nº 18817 E PONCHO® Nº 07003. VERSATILIS® PLUS É UM KIT COMPOSTO PELOS FUNGICIDAS VERSATILIS® + STATUS®.