Inteligência Artificial já pode ser utilizada como aliada dos agricultores na comercialização; veja como
A Inteligência Artificial (IA) já pode ser utilizada como uma aliada dos agricultores na comercialização da safra de soja do Brasil através de uma ferramenta inédita e exclusiva no mercado lançada recentemente pela AgriQuant Inteligência Agro. A assinatura do Web App, por tempo limitado, dará acesso gratuito por 90 dias. Clique aqui para fazer já a sua avaliação!
"Quando o produtor brasileiro de soja estiver planejando fazer uma comercialização, ele a partir de agora poderá ter essa informação que irá complementar as análises fundamentalistas e técnicas, que já costumam utilizar, para tomar suas decisões de forma assertiva e maximizar lucros durante a safra", explica Giuliano Dal Bó, fundador da AgriQuant.
Ele afirma que a ferramenta faz previsões semanais, considerando os dados de negociações da oleaginosa na Bolsa de Chicago (CBOT) e o câmbio. "Temos uma acurácia [taxa de acerto entre o previsto pelo algoritmo e o que aconteceu na realidade] ao redor de 70%. Ou seja, o produtor terá os dados de uma ferramenta séria. A IA já tem sido utilizada com sucesso há anos no mercado financeiro internacional", diz Dal Bó.
A previsão é realizada por uma composição de modelos de machine learning, elemento da Inteligência Artificial, que buscam padrões ocultos no comportamento do mercado da soja. "Ter informação do futuro é sempre uma vantagem frente a todos os riscos do mercado de commodities agrícolas", ressalta o fundador da ferramenta AgriQuant.
Dal Bó explica que, conforme testes já realizados, em um modelo de consulta pelo produtor uma vez por semana da ferramenta na safra 2020/21, fazendo o comprometimento de parte da safra nos melhores momentos de venda, houve ganho, em média, de US$ 1,43 por saca. No faturamento total, houve um incremento de 5% ante a estratégia sem o uso da ferramenta.
Por enquanto, a solução está disponível para previsões nos mercados de soja e no câmbio, mas já há planos para avanço para outras culturas, como o milho, diz o fundador da ferramenta. "Em função de o cereal ser a cultura majoritariamente aplicada entre as safras de soja, ainda será desenvolvido uma ferramenta de previsão de tendência de mercado para ele na CBOT", diz.
"Também buscaremos expandir a atuação para outros países da América Latina, como Argentina e Paraguai, pois possuem semelhanças na comercialização", complementa Dal Bó. Para acessar o Web App e fazer sua assinatura, por tempo limitado, clique aqui! A AgriQuant também está disponível nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.