Zampro®: Novo fungicida da BASF para HF traz maior eficácia no controle da requeima e míldio da videira
As culturas de hortifruti no Brasil têm que lidar no campo com doenças que são altamente devastadores, causando relevantes prejuízos na renda dos agricultores. A requeima em culturas como a batata e o tomate, além do míldio na videira, são dois exemplos, com potencial de redução de até 100% da produção em condições severas. Estima-se que apenas a requeima cause prejuízos anuais superiores a US$ 7 bilhões em todo o mundo.
"Atualmente, essas doenças ocorrem em todas as regiões do Brasil onde se cultivam os hortifrutis e afetam drasticamente todas partes da planta, como folhas, hastes, tubérculos e frutos", explica Rodrigo Pifano, gerente de cultivos HF da BASF.
O agravamento dessas doenças ao longo das últimas safras, segundo Pifano, está atrelado ao plantio massivo de cultivares suscetíveis, às condições climáticas favoráveis para o avanço das mesmas, além de questões de manejo, como a presença de inóculo no decorrer de todo o ano e alta capacidade de disseminação e produção de inóculo. Essas características fazem aumentar entre 15% a 20% o investimento de produção da cultura.
"Nos últimos anos, o controle da requeima tem apresentado aumentos significativos nos custos de produção. Raças mais agressivas e destrutivas demandam a utilização de fungicidas com modos diferenciados de ação e um número maior de pulverizações", afirma Pifano.
Os prejuízos expressivos nas culturas reforçam a atenção ao manejo. "Dependendo das condições favoráveis de clima, ou seja, baixa temperatura e alta umidade, encontradas em regiões sujeitas e frequentes períodos de nebulosidade e em épocas chuvosas e de muito orvalho e se medidas de controle não forem adotadas na hora e intensidade corretas, pode ocorrer perda total da produção em poucas semanas", ressalta Pifano.
Para atender às necessidades dos produtores, a BASF lançou neste ano de 2022, durante a Hortitec, maior feira do setor de hortifruti, o fungicida Zampro®, uma ferramenta de controle com um ingrediente ativo e novo modo de ação contra as doenças, aplicada em qualquer fase do cultivo, e que dá maior eficácia no manejo de controle da doença, protegendo a cultura e melhorando os indicadores de produtividade e rentabilidade dos horticultores no país.
"A solução tem tido ótima receptividade dos técnicos e agricultores e é fundamental para que haja sucesso no controle da requeima e míldio", conta o gerente da BASF. "Os fungicidas desempenham um papel decisivo no controle da requeima e míldio, uma vez que as cultivares com maior importância econômica são suscetíveis. Eficácia, modo de ação, risco de resistência, efeitos colaterais, aspectos econômicos e sociais, e legislação são fatores que devem ser tecnicamente considerados", complementa.
O gerente também destaca a importância de utilização adequada da solução para garantia dos melhores resultados. "Má qualidade na aplicação dos produtos pode comprometer e limitar seriamente a eficácia dos fungicidas", diz.
Veja as principais características do Zampro®:
- Ação de controle em todas as fases dos fungos.
- Novo grupo químico atuando no manejo de resistência
- Flexibilidade e praticidade de uso
- Seletividade as culturas
- Sustentabilidade socioambiental
- Registrado globalmente e com tolerâncias de importação já estabelecidas
- Maior prosperidade para o agricultor
Para saber mais sobre o Zampro® e outras soluções da BASF, clique aqui.