Conheça cinco soluções fúngicas da BASF para o manejo eficiente na cultura do trigo
A safra de trigo do Brasil conta com um portfólio completo de soluções fúngicas da BASF, empresa líder neste segmento no país. No total, são cinco ferramentas disponíveis aos produtores para o manejo eficiente das doenças foliares, que chegam a impactar em até 60% a produtividade do cereal, com impacto direto sobre a renda do produtor rural.
Uma lavoura com incidência de oídio e ferrugem, por exemplo, pode ter perdas de produtividade em uma safra de até 60%, já as manchas foliares têm um impacto de 50% e ficam próximas de 40% com giberela. Diante desse cenário, para Juliano Lisboa, desenvolvimento de mercado da BASF, a complementaridade de soluções é fundamental para melhores resultados.
“Antes de tudo, o produtor precisa ter muita atenção na cultivar que será plantada, porque algumas disponíveis podem ser mais suscetíveis a determinadas doenças, por exemplo. Com isso definido, em seguida, já é possível fazer um planejamento dos fungicidas que serão utilizados e o Abacus® HC é a solução base disso tudo, seguido pelos reforços”, ressalta Lisboa.
O especialista ainda alerta que, durante o manejo de doenças fúngicas, também é preciso atenção ao número de aplicações que serão feitas dos fungicidas nas lavouras para que não haja desperdícios e para que se tenha foco no que precisa ser controlado, além de se ter conhecimento da área de plantio anterior para indicativo de pressão de fungos pré-existentes.
Veja abaixo as cinco soluções fúngicas da BASF para a cultura do trigo:
É o principal fungicida do portfólio BASF para o manejo em cereais. Conta com princípio ativo, em alta concentração, com triazol + estrobilurina. Tem como principais alvos as manchas foliares e a ferrugem.
“Com essa ferramenta, o produtor pode iniciar seu programa de controle. Em materiais menos suscetíveis, indicamos duas aplicações de Abacus® HC dentro da cultura do trigo”, destaca Lisboa.
Em um programa de manejo, a solução pode ser utilizada em conjunto com o Brio®, que tem ação curativa e preventiva e com Versatilis® que possui ação curativa.
O Brio é um fungicida com mistura de triazol + estrobilurina, excelente em adição ao Abacus® HC e o Opera® Ultra. Tem como alvos as manchas e ferrugem.
“Pensando em auxílio no manejo de doenças, longevidade e sanidade do tecido foliar, principalmente para a folha bandeira, fazemos também a recomendação de uso do Brio com o Opera® Ultra”, diz Lisboa.
É um produto curativo de referência na cultura do trigo e outros cereais de inverno para o manejo de fungos biotróficos, dentre eles o oídio e a ferrugem. Conta com o ingrediente ativo fenpropimorfe.
“O produtor tem buscado essa ferramenta para manter baixa a incidência e severidade o oídio durante o desenvolvimento da cultura”, destaca o especialista da BASF. Tem associação recomendada com o fungicida Abacus® HC.
É um fungicida premium composto por três grupos químicos diferentes, carboxamida + triazol + estrobilurina, com efeito preventivo na cultura do trigo. Tem como alvos as manchas foliares e a ferrugem.
“O Ativum® apresenta um mecanismo de ação novo para a cultura e tem todo o apelo e entrega na ação preventiva e residual da carboxamida dentro da cultura”, explica Lisboa.
A ferramenta pode ser utilizada em conjunto com o Versatilis®, caso também se tenha pressão de oídio e ferrugem.
É um produto referência no manejo de giberela, sem se descuidar da proteção contra as doenças foliares, com atuação de maneira preventiva na cultura.
“O Opera® Ultra pode ser trabalhado em conjunto com outras ferramentas, como o Brio, com complementação contra manchas e ferrugem”, explica Lisboa sobre a solução.
Veja todas as soluções BASF para o cultivo do trigo e os momentos de cada aplicação:
Para saber mais sobre as soluções da BASF para a cultura do trigo e como comprá-las, clique aqui.
ATENÇÃO Uso exclusivamente agrícola. Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e os restos de produtos. Incluir outros métodos de controle do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Restrições temporárias no Estado do Paraná para Opera® Ultra para o alvo Puccinia graminis f. sp. tritici e Standak® Top para o alvo Pythium spp..
Registros MAPA: Opera® Ultra nº 9310, Ativum® nº 11216, Abacus® HC nº 9210, Brio® nº 09009, Versatilis® nº 01188593, Nomolt® 150 nº 01393, Imunit® nº 08806, Fastac® Duo nº 10913, Heat® nº 01013, Basagran® 600 nº 0594, Finale® nº 0691, Standak® Top nº 01209 e Raptor ® 70 DG nº 08296.