Com 50 anos, Jotabasso lança campanha por ser referência em confiança no setor de sementes

Publicado em 04/10/2021 08:12 e atualizado em 04/10/2021 09:18
Sementes Jotabasso comemora 50 anos de atividades

De origem familiar, a Jotabasso conta sua história até aqui. 

Em comemoração aos seus 50 anos de atividades, a Sementes Jotabasso lança campanha institucional contando a sua trajetória até os dias atuais. A campanha tem estreia nesta sexta-feira, 1° de outubro, e possui como objetivo principal selar o voto de confiança de seus clientes com o trabalho realizado na empresa há meio século. Conheça um pouco mais sobre a empresa:
           
História e Crescimento  
 
A trajetória da Sementes Jotabasso tem início no ano de 1971, em uma propriedade familiar, quando o seu fundador, João Basso, adquiriu uma área de 1.000 hectares em Ponta Porã – MS. Já em 1972, a empresa deu outro grande passo com a aquisição da Fazenda Verde em Rondonópolis, MT, dando início a produção de sementes em 1980. Em pouco tempo, a Jotabasso alcançou o pioneirismo da produção de sementes de soja nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Pouco tempo depois, em 1988, a empresa introduziu a tecnologia Hatã no Brasil, promovendo melhoramento genético às sementes. Essa iniciativa marca o que vem a ser uma constante ao longo de toda a sua jornada: a promoção de constantes investimentos em tecnologia e infraestrutura no intuito de maximizar a qualidade de produção. A partir desse momento, a Sementes Jotabasso passa a buscar parcerias estratégicas, expandir sua estrutura e incorporar novas unidades.

Em Mato Grosso do Sul, a Sementes Jotabasso ampliou sua estrutura em Ponta Porã, aumentando em 50% sua capacidade de armazenamento de grãos. Nesse mesmo período, a empresa expandiu sua atuação para o município de São Gabriel do Oeste, no mesmo estado. Enquanto isso, em Mato Grosso, acontecia a centralização da sede corporativa na Fazenda Verde, em Rondonópolis, facilitando o acesso aos clientes e parceiros. Ali, foram realizados diversos investimentos em infraestrutura de beneficiamento e armazenagem.

Por fim, a Sementes Jotabasso expande suas atividades para a região da Serra da Petrovina, MT, promovendo o fortalecimento da proximidade da empresa com o mercado do Centro-Oeste. Do princípio aos dias atuais, o trabalho desenvolvido pela Sementes Jotabasso é focado no ótimo desempenho das lavouras e, para isso, a empresa teve como objetivo trilhar ao lado do produtor um caminho de desenvolvimento e conquistas no campo, fundamentando ao longo de cinco décadas o seu principal alicerce: confiança.

 A Sementes Jotabasso hoje
 
Hoje, com cinco unidades consolidadas, a Sementes Jotabasso é uma das principais empresas agropecuárias do Centro-Oeste. Sua infraestrutura oferece um robusto complexo de produção, beneficiamento e armazenagem de sementes, cujo portfólio se estendeu ao cultivo de soja e sorgo, além da produção de grãos como trigo, aveia e entre outros.

Nos últimos três anos, a empresa investiu mais de 300 milhões de reais em suas unidades, passando por uma reestruturação de seu parque industrial, armazenagem climatizada e maquinário. Sendo também uma das pioneiras na região a estabelecer parcerias com empresas de genética,  a Jotabasso implantou tecnologia de ponta no manejo de sua produção agrícola e industrial e investindo também em seus colaboradores.

Nesse sentido, sua conquista mais recente foi o certificado Great Place to Work (GPTW). Atualmente, a certificação está em 90 países e qualifica empresas que se importam com seus colaboradores, investem em melhorias para o ambiente de trabalho e são reconhecidas pelo time como um ambiente de respeito, confiança e desenvolvimento. À vista disso, são oferecidas aos funcionários sessões de massagem e ginástica laboral, além de palestras para conscientizar e informar a equipe, bem como as de Setembro Amarelo, ministrada por uma psicóloga a fim de reforçar o comprometimento da Sementes Jotabasso com o bem-estar físico e emocional do time. 

A empresa conta com um rigoroso controle de qualidade assegurado pelos seus dois laboratórios de análises de sementes, ambos credenciados ao Ministério da Agricultura. Ali, todos os lotes são submetidos a diferentes e repetidas avaliações e monitoramento durante o ciclo completo de produção.
Além disso, é realizado o tratamento industrial de sementes a fim de potencializar a produtividade da lavoura e permitir maior controle das principais pragas e doenças do solo. A Sementes Jotabasso é habilitada pelo Seed Solutions BASF, responsável por reconhecer empresas destacadas no tratamento de sementes industrial no Brasil.

Além disso, a criação bovina também faz parte dos negócios da Sementes Jotabasso. A atividade pecuária é desenvolvida na Fazenda Verde, em Rondonópolis. Ali, a empresa atua em diversas frentes, bem como em projetos de melhoramento genético Nelore de ciclo curto e sistemas que promovem a sustentabilidade, através do sistema de integração lavoura-pecuária.

Quando o assunto é sustentabilidade, a Sementes Jotabasso mostra grande interesse e preocupação, possuindo como pilares institucionais o equilíbrio ambiental, social e econômico. Um grande marco foi a destinação de 3.624,57 hectares de sua propriedade para a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, instituída pela Portaria do IBAMA sob o Nº 170-N, de 29 de dezembro de 1997, e denominada como Parque Ecológico João Basso. O espaço foi estudado por mais de 30 anos por pesquisadores multidisciplinares, que transformaram a reserva em um laboratório a céu aberto, resultando em publicação de várias obras, inúmeras teses de mestrado e doutorado de relevância nacional e internacional.

Através do treinamento constante de equipes, atualização de máquinas, equipamentos, infraestrutura e desenvolvimento de novas tecnologias, a Sementes Jotabasso busca atingir maiores resultados com menor impacto ambiental. À vista disso, a empresa vem recebendo certificações importantes na produção de soja sustentável em suas sedes inaugurais. Na unidade de Ponta Porã, obteve a certificação da Aliança da Terra e, em Rondonópolis, a Certificação no Programa Soja Responsável da CEFETRA (CRS).

Por fim, a Jotabasso possui um departamento técnico-comercial especializado para atender o produtor rural durante todo o ciclo produtivo. O intuito de todo o esforço e trabalho desenvolvido ao longo de meio século é construir e intensificar a confiança de seus clientes, seguindo os princípios e valores passados de geração para geração pelo fundador João Basso. Hoje, a Sementes Jotabasso é reconhecida pelos produtores rurais nos estados do MT, RO, MS, PR e SP por entregar sementes com altíssimo potencial produtivo, tecnologia e inovação.
 
Para conferir o vídeo institucional da campanha de 50 anos, acesse o link: https://youtu.be/HWgwKU-egyM
 

Fonte: Jotabasso

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BENEFARM PF55: a revolução biológica para nutrição do solo e produtividade agrícola
P&D: Agrobiológica Sustentabilidade investe em pesquisa de metabólitos e na multiplicação de fungos em meio líquido com tecnologia Bioshock
Irrigação sem Fronteiras: Revolucionando a Agricultura Sustentável no Brasil
Safra 2024/25 de soja tem lançamentos da Golden Harvest adaptados para Centro-Cerrado do Brasil; conheça agora mesmo!
"Projeto Café Fermentado" da Coopama busca valorizar produção dos cooperados; saiba como participar!
CEAT Specialty fortalece presença no mercado premium europeu com colaboração AGCO-Massey Ferguson
undefined