Mercado árabe é novo destino para suco de frutas
Segundo Marco Roberto Alarcon, gerente comercial de Produtos da Cocamar, a expectativa é que o valor das vendas internacionais de produtos acabados, que hoje gira em torno de US$ 1,1 milhão, dobre no ano que vem. ''Exportar esses produtos está no nosso planejamento estratégico porque nos obriga a atualizar nossa tecnologia. Vamos atuar nesse mercado pela facilidade de exportar bebidas não alcoólicas. O consumidor árabe olha diferente para os produtos tropicais'', avalia Alarcon.
Mas esse olhar diferenciado não diminui as exigências deles. Alguns países árabes enviam representantes para o Brasil para fazer inspeções na produção 'in loco' antes do início da importação. ''É um pouco mais tranquilo que a exportação de frango, que envolve questões religiosas, mas há algumas exigências (em relação as bebidas). Já temos negócios com os árabes referentes a algumas commodities e outros produtos, e agora vamos entrar com os sucos prontos'', exemplifica o gerente comercial.
Além de vislumbrar o mercado árabe, a Cocamar já atua com seus produtos industrializados na Ásia, América do Sul, América do Norte e Europa. Os dos mercados com maior penetração é o Japão, com grande volume de vendas. ''O interessante é que conquistamos o paladar dos consumidores japoneses, e não dos brasileiros que residem no país. Entre os sucos mais procurados estão o de manga, laranja com acerola e guaraná com açaí. Nas feiras internacionais de O foco das vendas internacionais são as bebidas não alcoólicas, como os sucos de frutas tropicais e também à base de soja.alimentos, os pavilhões do Brasil estão sempre lotados, o que comprova a popularidade do que produzimos'', complementa Marco Roberto.
Faturamento
A Cocamar deve fechar este ano com um faturamento 25% maior em comparação ao ano passado. A expectativa é que a receita atinja R$ 1,5 bilhão em 2010. Para no ano que vem, a projeção é que o faturamento da cooperativa chegue a R$ 2 bilhões. Além dos sucos, na linha de produção da cooperativa estão ainda bens como trigo, óleo de milho, mostarda, álcool, polpa de tomate, algodão, entre outros.