Mercado árabe é novo destino para suco de frutas

Publicado em 22/12/2010 06:36
Cocamar investe na exportação de bebidas não alcoólicas para ampliar venda externa de produtos industrializados elevando faturamento a US$ 2 mi.
O mundo árabe é a aposta da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, de Maringá, para potencializar a exportação dos seus produtos industrializados a partir de 2011. O objetivo é primeiramente comercializar com o mercado dos Emirados Árabes (principalmente Dubai e Abu Dabi), e logo em seguida atingir países como a Líbia, Irã, Iraque e Paquistão, que já estão em negociação com a cooperativa. O foco das vendas internacionais são as bebidas não alcoólicas, como os sucos de frutas tropicais e também à base de soja.

Segundo Marco Roberto Alarcon, gerente comercial de Produtos da Cocamar, a expectativa é que o valor das vendas internacionais de produtos acabados, que hoje gira em torno de US$ 1,1 milhão, dobre no ano que vem. ''Exportar esses produtos está no nosso planejamento estratégico porque nos obriga a atualizar nossa tecnologia. Vamos atuar nesse mercado pela facilidade de exportar bebidas não alcoólicas. O consumidor árabe olha diferente para os produtos tropicais'', avalia Alarcon.

Mas esse olhar diferenciado não diminui as exigências deles. Alguns países árabes enviam representantes para o Brasil para fazer inspeções na produção 'in loco' antes do início da importação. ''É um pouco mais tranquilo que a exportação de frango, que envolve questões religiosas, mas há algumas exigências (em relação as bebidas). Já temos negócios com os árabes referentes a algumas commodities e outros produtos, e agora vamos entrar com os sucos prontos'', exemplifica o gerente comercial.

Além de vislumbrar o mercado árabe, a Cocamar já atua com seus produtos industrializados na Ásia, América do Sul, América do Norte e Europa. Os dos mercados com maior penetração é o Japão, com grande volume de vendas. ''O interessante é que conquistamos o paladar dos consumidores japoneses, e não dos brasileiros que residem no país. Entre os sucos mais procurados estão o de manga, laranja com acerola e guaraná com açaí. Nas feiras internacionais de O foco das vendas internacionais são as bebidas não alcoólicas, como os sucos de frutas tropicais e também à base de soja.alimentos, os pavilhões do Brasil estão sempre lotados, o que comprova a popularidade do que produzimos'', complementa Marco Roberto.

Faturamento

A Cocamar deve fechar este ano com um faturamento 25% maior em comparação ao ano passado. A expectativa é que a receita atinja R$ 1,5 bilhão em 2010. Para no ano que vem, a projeção é que o faturamento da cooperativa chegue a R$ 2 bilhões. Além dos sucos, na linha de produção da cooperativa estão ainda bens como trigo, óleo de milho, mostarda, álcool, polpa de tomate, algodão, entre outros.

Fonte: Folha de Londrina

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Com muitas fecularias em recesso, oferta de raiz supera demanda
Tomate/Cepea: Maturação, erradicação e fim das lavouras do cedo causam alta no atacado
Batata/Cepea: Preço recua com intensificação da safra das águas e menos chuva
Boletim Prohort: Preço da cebola cai na maioria dos mercados atacadistas analisados pela Conab
Uva/Cepea: Mercado se mantém firme às vésperas do fim de ano
Melão/Cepea: Natal à vista! Preços sobem na Ceagesp
undefined