Ceará exporta a maior parte da produção de melão do Estado

Publicado em 26/04/2010 11:13
Apenas 10% da produção de melão do Ceará fica no Estado. A maior parte é destinada ao mercado externo. Nesta safra, nem a estiagem atrapalhou o bom momento da fruta.

Clima quente e seco, alta luminosidade é tudo o que o melão precisa. Só na fazenda no litoral leste do Ceará, a 200 quilômetros de Fortaleza, são plantados três mil hectares da fruta. O melão é produzido o ano inteiro. Nesta época, a colheita chega a 120 toneladas por semana.

Mesmo com pouca chuva, a produção de melão na região litorânea do Ceará não caiu. Como a plantação é mantida por irrigação, com água de poços profundos, o ritmo da colheita continuou. Por mais um ano, o melão será a fruta fresca mais exportada pelo Brasil. Quando saem do campo os frutos recebem um tratamento especial.

“O fruto é lavado e recebe fungicida. Daí, é embalado e enviado para a câmara de resfriamento. Nós precisamos resfriá-lo para que ele tenha uma vida de prateleira maior”, explicou a engenheira agrícola Valesca Souza.

Toda variedade de melão tem um país consumidor certo. O amarelo é o preferido dos ingleses e holandeses. Noventa por cento do melão vai para a Europa. Na Espanha, o campeão tem nome de pele de sapo. Ele é maior e mais doce que os outros. Mesmo assim, para merecer o paladar do consumidor, as frutas passam por testes.

O Ceará é o principal produtor de melão do país, com 50% da safra.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #137 - Importação de cacau africano pode deixar país vulnerável para novas doenças em momento que setor começa a se reestruturar
Processamento de cacau no Brasil cai 5,5% no 4º tri, diz AIPC
Lichia é o destaque da semana (13 a 17/01) no atacado da CEAGESP
Exportações de Frutas em Alta: Brasil registra receita superior a US$ 1,287 bilhão em 2024
Plantio de maçãs no Sul de Minas rende 30 toneladas na primeira safra
Em meio à maior alta histórica de preço, recebimento de amêndoas de cacau recua 18,5% em 2024
undefined