Culturas de hortifrúti apresentam incremento de produtividade e qualidade com a nutrição adequada

Publicado em 19/12/2024 16:51
Resultados em lavouras demonstrativas de batata, cebola, tomate, alface, repolho, abóbora e abacate mostram aumento de produção, tamanho, peso e rentabilidade

Os cultivos de hortifrúti demandam muitos cuidados do produtor rural. Além de serem bastante sensíveis às condições climáticas e do solo, os erros no manejo podem comprometer grande parte da produção. Essas culturas precisam de uma nutrição equilibrada e de alta performance em todo o ciclo produtivo para alcançarem maior incremento de qualidade e produtividade, como mostram os resultados obtidos em lavouras demonstrativas pela Yara, líder mundial em nutrição de plantas.

“A qualidade é um ponto muito importante nos cultivos de HF. O consumidor busca frutas, verduras e legumes nutritivos, bonitos e com maior durabilidade. A nutrição correta e o conhecimento agronômico agregam valor à cultura e auxiliam o produtor a conquistar maior produtividade e rentabilidade” afirma Bruno Dittrich, especialista agronômico da Yara.

Os resultados demonstram incremento de produtividade de até 57% na batata, assim como aumento de tamanho e da quantidade de amido. No tomate, além de 6% a mais de produtividade, houve aumento de tamanho, peso do fruto e número de pencas. Na alface, a produtividade foi até 49% maior, com melhorias no peso e número de folhas. O aumento de produtividade foi de até 37% na cebola, 18% no repolho e 15% na abóbora. Já o abacate alcançou o resultado mais expressivo, de 100% de incremento de produtividade. Parâmetros como tamanho e peso são valorizados pelo mercado in natura e geram precificação melhor para o produtor.

Nas lavouras demonstrativas, localizadas em diversos locais do Brasil, Equador, México e Alemanha, foram comparados fertilizantes convencionais com a solução de alta performance YaraMila COMPLEX. A tecnologia contém 8 nutrientes no mesmo grânulo, teores muito baixos de cloro e baixa salinidade, o que possibilita sua aplicação em diversos cultivos de HF, no plantio ou na cobertura. Sua formulação possui nitrogênio nítrico e amoniacal, fósforo em 3 diferentes formas e potássio na forma de sulfato. Além disso, conta com enxofre, que melhora a fotossíntese; magnésio, que diminui o estresse da planta e melhora a translocação de nutrientes; e micronutrientes importantes como ferro, boro e manganês, que garantem uma planta eficiente com alta produtividade e qualidade na produção.

Além dos cultivos citados, o YaraMila COMPLEX é recomendado para as culturas do cacau, abacaxi e alho. Por fazer parte da linha YaraMila, o produto também tem uma pegada de carbono 50% menor em sua produção quando comparada a produtos similares oferecidos no mercado.

Fonte: Yara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Culturas de hortifrúti apresentam incremento de produtividade e qualidade com a nutrição adequada
Horti Resenha Podcast #81 - Em 2024 frutas tiveram impacto do clima, que limitou produção e trouxe preços altos
Exportação: Defesa Agropecuária de SP irá garantir medidas para exportação de Abacate variedade Hass para Chile e Japão
Problemas na África continuam e preços do cacau batem novos recordes de preços nos mercados internacionais
Governo de SP lança linha de crédito de R$ 10 milhões para a fruticultura paulista
undefined