Solução da Aravita reduz em 20% desperdício de frutas, verduras e legumes em unidades do supermercado St Marche
A Aravita, startup que utiliza inteligência artificial para aprimorar a gestão de frutas, legumes e verduras (FLV) no varejo, reduziu 20% da quebra dessa categoria de produtos em 29 unidades do St Marche, rede de supermercado de bairro que conta com 33 lojas no estado de São Paulo (St Marche e Santa Maria Empório) - entre os meses de agosto e outubro de 2024, em comparação com mesmo período de 2023, além de aumentar a disponibilidade de produtos frescos.
Segundo os resultados apresentados, a queda de rupturas no abastecimento de FLV foi de 30% no mesmo período. Hoje, a solução otimiza mais de 1.000 SKUs da rede, que adota as recomendações de compra da startup em mais de 80% das vezes, dada sua precisão e capacidade para a gestão preditiva de estoque.
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“Esses resultados mostram como a inteligência artificial é uma aliada poderosa para combater o desperdício de alimentos e aumentar a disponibilidade de produtos frescos, uma categoria essencial por sua capacidade de atrair consumidores. Com a nossa solução, o varejo alcança novos patamares de eficiência e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que reduzimos o desperdício de alimentos”, explica Marco Perlman, CEO da Aravita.
Além de usar dados como histórico de vendas, clima e indicadores econômicos para fazer previsões de demanda e simular cenários de abastecimento, a solução da Aravita conta com algoritmo próprio de identificação e cálculo de rupturas, desenvolvido pelo time da startup. Com isso, é possível metrificar vendas não realizadas por conta de falta de produto substituindo o uso de dados de estoque.
A interface intuitiva do sistema da Aravita, acessível em tablets usados pelos funcionários das lojas, permite que eles façam ajustes nas recomendações de compras de forma rápida e instintiva, com acesso direto às variáveis mais importantes para a tomada de decisão.
“A parceria com a Aravita nos ajudou a alcançar uma operação muito mais alinhada com as nossas necessidades de abastecimento, com menor desperdício e maior precisão na hora efetuar a compra. Isso representa um importante avanço na gestão de FLV, essencial para oferecer a melhor experiência ao cliente”, acrescenta Eliane Nascimento, diretora de supply chain do St Marche.