Cenoura/Cepea: Após longo período no vermelho, produtores se animam em São Gotardo

Publicado em 29/11/2024 12:09

As cotações da cenoura têm subido semana após semana sob reflexo do retorno das chuvas em Minas Gerais. Essa nova valorização se deve a oferta mais restrita na praça e as produtividades na região já recuaram neste mês cerca de 9% ante a outubro. Vale a ressalva de que o alto volume pluviométrico tem prejudicado as colheitas atuais, o manejo nas roças e também os plantios dos materiais a serem colhidos no primeiro trimestre de 2025 – o que deve abrir uma lacuna de oferta neste período. Segundo a The Weather Channel, no acumulado do mês (entre os dias 1° ao 27), o volume foi de quase 200 mm na praça mineira. A Climatempo prevê que mais 80mm são esperados para a próxima quinzena. De acordo com colaboradores do Hortifrúti/Cepea, os problemas fitossanitários como mela, pinta e podridão também estão sendo mais recorrentes, e a qualidade que estava excelente, decaiu.

Em relação aos preços da cenoura “suja” de 29 kg, até o dia 22/11 a média foi de R$ 15,18, um forte avanço de 137% comparado ao mês de outubro, com média de R$ 6,39. Vale a ressalva de que mesmo com as altas, os atuais patamares ainda não são os ideais visto todo o prejuízo ao longo da temporada. Os produtores da praça esperam que o clima mais avesso à produção daqui em diante (com mais calor e chuvas) deva continuar limitando a oferta, o que favorece novos incrementos nas cotações.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil ganha zoneamento climático do abacaxi para todo o país Brasil ganha zoneamento climático do abacaxi para todo o país
Frutas, legumes e verduras (FLV) são cada vez mais representativos para o faturamento dos supermercados Frutas, legumes e verduras (FLV) são cada vez mais representativos para o faturamento dos supermercados
Do Grão à Barra #146 - Começa nova safra de cacau e país tem o desafio de aumentar produtividade das lavouras
Demanda para a mandioca tem variações pelo Brasil e média de preços é estável
Batata-doce rosada é o destaque da semana (12 a 16/05) no atacado da CEAGESP
Município de Alto Feliz (RS) se destaca na produção comercial de chuchu