HF BRASIL/CEPEA: Mesmo com desafios, bataticultura vem sendo promissora nos últimos anos
A Equipe da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, divulga dados sobre custos de produção de batata há quase duas décadas – são 18 anos de acompanhamento –, e o contexto atual indica que 2024 pode ser considerado um dos melhores anos para o setor bataticultor nacional.
O cenário positivo – que começou a ser verificado a partir de 2019 – pode ocorrer em 2024 mesmo diante de problemas na produção na maior parte das regiões e de consequente aumento dos custos unitários. Segundo pesquisadores da Equipe da Hortifrúti Brasil, a oferta se manteve bastante controlada ao longo deste ano, e os preços atingiram patamares recordes reais da série histórica do Hortifrúti/Cepea, iniciada em 2001. O aumento de área diante da crescente demanda da indústria de pré-frita continuou limitando a expansão para o mercado de mesa, já que muitos produtores capitalizados concentraram seus investimentos em área ao setor industrial.
E tudo indica que 2025 deve ser mais um ano de boa rentabilidade ao setor bataticultor, com investimentos centrados para a indústria. Porém, o ano que vem também deve ser desafiador, sobretudo diante da disponibilidade restrita de sementes, que pode limitar a produção e a produtividade.
Neste Especial Batata 2024, você confere os principais itens que compõem uma planilha de custo de uma propriedade típica produtora de batata (tanto para o mercado in natura quanto para a indústria) e o comportamento de tais itens nos diferentes modelos de produção.