Melancia/Cepea: Mesmo com altas temperaturas, preço da graúda recua em Goiás

Publicado em 13/09/2024 14:30

O preço da melancia recuou nesta semana (09 a 13/09) em Uruana (GO). Segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, a desvalorização se deve à falta de caminhões para o carregamento das frutas, o que vem impossibilitando as vendas e gerando acúmulo nas lavouras, mesmo com as altas temperaturas podendo favorecer a demanda. Este cenário é preocupante para os melancicultores, visto que em Goiás as temperaturas seguem elevadas, acelerando a maturação da melancia – o que pode reduzir a qualidade, caso essa falta de caminhões persista nas próximas semanas. Além disso, produtores relataram falta de mão de obra para colheita devido às festividades da cidade (Festa da Melancia).

Assim, nesta semana, a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada à média de R$ 1,15/kg em Uruana, declínio de 11,50% em comparação com a semana passada. Já na Ceagesp, as vendas foram lentas mesmo com o calor, surpreendendo atacadistas, que esperavam uma melhora no comércio. Assim, a cotação da graúda (12 kg) se estabilizou nesta semana, sendo vendida à média de R$ 3,08/kg no entreposto de São Paulo. Para a próximas semanas, as vendas podem ser melhores caso a situação logística seja restabelecida, visto que as altas temperaturas irão prevalecer, podendo favorecer a demanda.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hortitec 2025: IAC expõe recentes tecnologias nas áreas de horticultura e sanidade Hortitec 2025: IAC expõe recentes tecnologias nas áreas de horticultura e sanidade
Campo Futuro levanta custos de produção de frutas e leite Campo Futuro levanta custos de produção de frutas e leite
Mandioca/Cepea: Cotações variam pouco na semana
Manga/Cepea: Mais do mesmo: preços avançam no Semiárido nordestino e oferta se retrai
Cenoura/Cepea: Safra gaúcha é favorecida pelo clima ameno
Maçã/Cepea: Colheita da safra 2024/25 está em reta final