Com presença da governadora do RN, Mossoró abre a 30ª edição de Expofruit e comemora Selo de Identificação Geográfica

Publicado em 24/08/2023 07:25 e atualizado em 24/08/2023 08:30
"A riqueza das nossas frutas conquistando o mundo" é o tema desta edição da feira que é o principal evento de fruticultura do semiárido

Na noite desta quarta-feira (23) aconteceu a abertura oficial da 30ª edição da Expofruit, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada, em Mossoró/RN, com a presença de autoridades do setor e do governo como a Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. 

Também presente na solenidade, o Secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, destacou a importância da Expofruit para o estado, que se destaca na produção e exportação de frutas, em especial do melão. 

“É uma feira que tem mais de 10 países com compradores participando, empresas do Rio Grande do Norte e do Nordeste inteiro, o que consolida o sucesso e a importância que esse evento tem. O estado é parceiro da Expofruit e da agricultura que, através das exportações, nos permite investir em tecnologia, aumentar a área irrigada e trazer o que está acontecendo hoje nos Estados Unidos, em Israel, aqui para nossas empresas”, diz o Secretário. 

Fábio Queiroga, Presidente do Comite Executivo de fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN), e organizador da Expofruit, aponta que a expectativa para esta 30ª edição do evento é receber mais de 30 mil visitantes ao longo dos três dias de feira e atingir a marca de R$ 80 milhões em negócios fechados.  

Selo do Origem Geográfica 

Além de marcar a abertura oficial da feira, um outro motivo animou as autoridades locais, a recente designação do Selo de Indicação de Procedência Geográfica do Ministério de Agricultura do Brasil que dá reconhecimento às frutas da região e abre mais portas nos mercados internacionais. 

“A cidade de Mossoró tem o Selo de Identificação Geográfica para o melão. É um melão de excelente qualidade que estamos há décadas exportando para os mercados mais exigente do planeta como os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, entre outros países europeus, da América Central, Oriente Médio e agora, mais recentemente, nós tivemos a abertura do nosso melão para o mercado chinês. Inclusive, o melão aqui de Mossoró, que desfruta da identificação geográfica, é a única fruta que o mercado chinês permite entrar a partir do Brasil”, comemora Queiroga. 

Além de abrir as portas do mercado internacional, a recente certificação também permite que novas indústrias cheguem à região, gerando emprego e renda aos agricultores e trabalhadores. O Prefeito de Mossoró/RN, Allyson Bezerra (SOLIDARIEDADE), destaca que já há três novas empresas prontas para se instalar no município.  

“É um momento muito simbólico para Mossoró, porque o Ministério da Agricultura acaba de nos reconhecer como o único município da federação que tem a certificação para produtos de origem vegetal, ou seja, as frutas que são produzidas aqui podem agora ser industrializadas na cidade e serem comercializadas em todas as partes do país com a certificação. Isso é muito importante e já estamos recebendo contatos de empresas de Mossoró, de outros estados e de outros países, querendo se instalar aqui”, conta Bezerra. 

A Expofruit 2023 acontece na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte entre os dias 23, 24 e 25 de agosto, com cobertura especial do Notícias Agrícolas. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau
Preços do cacau sobem em meio a foco renovado em problemas de oferta
HORTI RESENHA #59 - Uso de tecnologia reduziu perdas do limão tahiti no varejo de 25% para menos de 3%