Produtor de limão Taiti segue orientações e está otimista com a colheita e venda
O produtor Airton Balduino, decidiu investir no limão Taiti e há dois anos conta com assistência técnica da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural). Morando no município de Salto do Céu (a 371 km de Cuiabá), ele plantou 250 pés da fruta em uma área de um hectare e está na expectativa da colheita e venda.
Ele estava descontente com a constante oscilação do preço do leite, carro chefe do sítio Talismã, e optou pelo limão Taiti por ter boa produtividade, regularidade de produção, facilidade de manejo e preços compensadores. Essas características despertaram o seu interesse.
Airton procurou ajuda da Empaer e durante a orientação a fruta foi plantada junto com a mandioca, técnica denominada de consórcio. “Na época, fizemos análise de solo e foi necessária a correção com calcário e adubo. As mudas enxertadas comprei em Cáceres. Em menos de um ano, os pés estavam carregados de flores. Senti que estava no caminho certo”.
O produtor, que já vendeu a R$ 5 o quilo da fruta nos supermercados da cidade, visualiza como uma boa escolha o investimento e já projeta novas adequações. “Vou precisar arrumar o sistema de irrigação com a compra de uma caixa d´água, porque a água vem direto do rio e sempre entope os canos. É um investimento necessário e estou contando com a renda da primeira leva dos limões”, destaca ele.
O técnico da Empaer, Bruno Correa da Silva, lembra que o produtor estava bem preocupado com o baixo preço do leite quando procurou ajuda, por ser sua única renda. “Precisava encontrar uma opção que fosse acessível financeiramente e gerasse lucro para o produtor. Mais uma perda poderia inviabilizar toda renda investida. Isso não poderia acontecer”.
De acordo com Bruno, o diferencial foi a dedicação do Airton que vive e trabalha sozinho na propriedade. “Ele acreditou e seguiu as orientações, o que tem gerado muita expectativa com o resultado da colheita que será comercializada na cidade. O limão Taiti se destaca como um dos frutos cítricos de maior importância comercial devido a grande procura da fruta pelo mercado consumidor. É certo que o seu cultivo é uma viável fonte de renda para o produtor rural”, completa do técnico.
Sobre a cultura do limão
O técnico da Empaer, explica que a fruta é de origem asiática e cultivada em várias partes do mundo, além de ter várias propriedades benéficas para saúde humana.
Ele reforça algumas dicas como, adquirir mudas de fornecedor confiável, plantar mudas em locais de clima ameno e preparar o solo antes do plantio.
Na técnica do plantio, Bruno pontua a profundidade e espaçamento das covas, sendo: covas 40x40x40 centímetros, com espaçamento de 7x5 ou 7x4 metros.
"Os cuidados pós-plantio são primordiais, assim como a poda nos ramos ladrões e doentes. Os ramos secos devem ser retirados. A água é fundamental para o desenvolvimento da planta. O limoeiro começa a produzir depois de três anos do início do cultivo a cada safra pode-se apanhar de 80 a 100 quilos da fruta por pé", completa.