Cenoura/Cepea: Maior ritmo de colheita eleva oferta e derruba preços em MG

Publicado em 04/11/2022 16:09

Nesta semana (31/10 a 04/11), as cotações da cenoura caíram na região produtora de São Gotardo (MG). A caixa de 29 kg de “suja” vendida à média de R$ 18,00, recuo de 10%. A queda nas cotações pode ser explicada pelo aumento da oferta na praça com o maior ritmo de colheita dos produtores, que colheram o máximo possível antes das chuvas que estavam previstas para esta semana (1º a 4/11) e com objetivo de abastecer outros estados compradores, como a BA, RS e RJ.

Porém, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as paralisações em parte das rodovias afetaram o escoamento das raízes, deixando caminhões parados nas principais rodovias por muito tempo e dificultando o envio das cargas – o que influenciou na queda das cotações. Quanto ao clima, o registro de chuvas na região mineira nos últimos dias tem afetado tanto o desenvolvimento da safra de verão 22/23 quanto a colheita das últimas áreas de inverno. O maior volume pluviométrico dificulta a entrada do maquinário nas lavouras e pode causar doenças. Esse cenário pode controlar a oferta na região nas próximas semanas.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau