Banana/Cepea: Oferta de nanica está inferior à demanda

Publicado em 22/09/2022 11:54

Setembro está sendo marcado por constante valorização da banana nanica nas principais regiões produtoras da variedade, como Vale do Ribeira (SP) e Norte de Santa Catarina. Na praça paulista, por exemplo, a nanica de primeira qualidade foi vendida por R$ 2,89/kg na roça na parcial do mês (1º a 16/09), alta de 30% frente ao mesmo período do mês anterior e de 90% frente a setembro do ano passado.

Segundo produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a razão da valorização se deve, principalmente, à baixa oferta nacional e à boa procura no período, até por conta dos elevados preços da prata, variedade concorrente. Diante desse cenário, alguns produtores estão optando por antecipar a colheita de nanica, a fim de atender todos os pedidos, mesmo que o calibre da fruta esteja menor.

Para outubro e novembro, espera-se um leve aumento na oferta de prata em algumas regiões produtoras, o que poderá impactar em maior concorrência com a nanica, mesmo que de forma pouco expressiva.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau