Cenoura/Cepea: Após longo período de baixa, preços se elevam em setembro

Publicado em 22/09/2022 11:54

A primeira quinzena de setembro foi marcada por aumento nas cotações da cenoura, após um longo período de desvalorização. A média parcial do mês (até o dia 16/09) da “suja” foi de R$ 25,16/cx de 29 kg nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), alta de 19% frente à média de agosto.

A valorização pode ser explicada pela redução da oferta, reflexo da maior participação do alho no período e das menores áreas colhidas nas duas regiões, além das vendas de raízes para outros estados, como RS, BA e RJ.

Em Caxias do Sul (RS), o elevado índice pluviométrico entre o final de agosto e início de setembro afetou a produção e limitou a oferta regional. Assim, compradores da região gaúcha passaram a buscar cenouras mineiras para abastecer a demanda interna – contribuindo para um bom escoamento em MG.

Para os produtores de São Gotardo (MG), a rentabilidade continuou positiva, mas a margem ficou estreita: os preços na parcial do mês fecharam apenas 7% superiores às estimativas de custo. Os altos valores dos insumos são os principais limitantes do retorno ao produtor: para efeito de comparação, as estimativas de custo neste ano estão 30% maiores em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau