Custos de produção de mandioca são atualizados no Mato Grosso do Sul

Publicado em 21/09/2022 11:01

Na última sexta -feira (19), técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizaram um painel virtual para a atualização do custo de produção da mandioca no município de Ivinhema, em Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, foram levantados todos os custos envolvidos na produção da raiz, desde o preparo do solo, passando pelo plantio, tratos culturais, colheita, pós-colheita e comercialização. Foram incluídos também a adubação, manivas, fertilizantes, produtos fitossanitários, máquinas, implementos, mão de obra e impostos cobrados na comercialização da produção.

O painel virtual contou com a presença de participantes dos municípios que apresentam características semelhantes de solo, relevo e clima, além de especialistas que atuam no setor comercial e planejamento agropecuário. 

De acordo com a metodologia do cálculo dos custos de produção utilizada pela Companhia, os pacotes tecnológicos devem ser revisados a cada três anos para verificar os sistemas de produção, adoção de novas tecnologias e produtos aplicados. 

O custo de produção é um importante parâmetro para a formulação dos preços mínimos, sendo os valores dos componentes do pacote atualizados anualmente no Sistema de Informações Agropecuárias e de Abastecimento (Siagro). 

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Associação Brasileira dos Produtores de Maçã prevê safra com crescimento de 20% em relação ao ciclo anterior, impulsionada pela qualidade Associação Brasileira dos Produtores de Maçã prevê safra com crescimento de 20% em relação ao ciclo anterior, impulsionada pela qualidade
Horti Resenha Podcast #84 - Mercado de legumes congelados cresce 2 dígitos por ano Horti Resenha Podcast #84 - Mercado de legumes congelados cresce 2 dígitos por ano
Temor de desabastecimento faz indústria solicitar compra extra de cacau
Fruticultura paulista exporta mais de U$$250 milhões
Preços da mandioca recuam diante de grande oferta e demanda desaquecida
Levantamento da Emater/RS-Ascar indica safra de uva acima do “normal” na Serra Gaúcha