Manga/Cepea: Após chuvas mais frequentes desde o final de 2021, produtividade cai no Vale

Publicado em 03/08/2022 08:17

Mesmo com melhores resultados em julho, a produtividade das mangueiras do Vale do São Francisco (PE/BA) recuou no primeiro semestre deste ano frente ao ano passado. Desde o final de 2021 até meados do primeiro semestre, chuvas frequentes impactaram consideravelmente as floradas. Além disso, umidade elevada e persistência dos termômetros em níveis mais baixos durante o período aumentaram a incidência de antracnose na região.

A partir de julho, por mais que a qualidade e o desenvolvimento dos pomares tenham melhorado, os resultados não foram suficientes para reverter cenário de queda na parcial do ano. Todavia, vale ressaltar que a menor oferta (frente à produtividade restrita) contribuiu com o avanço das cotações e favoreceu a rentabilidade daqueles que colheram no período. Para a tommy do Vale, a margem foi de cerca de R$ 1,05/kg (+28% acima de 2021) na parcial desse ano. Vale lembrar, porém, que o volume colhido no período foi baixo para a maioria dos produtores, limitando o impacto dos preços firmes na receita total.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau