Uva/Cepea: Em maio, exportações são inferiores a 2021, mas acima dos anos recentes

Publicado em 21/06/2022 11:52

As exportações brasileiras de uva estão em ritmo lento neste primeiro semestre de 2022. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as chuvas frequentes no Vale do São Francisco (PE/BA) no verão refletiram no volume e na qualidade das bagas.

Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o Brasil enviou de janeiro a maio deste ano apenas 8,96 mil toneladas de uvas, expressiva queda de 50% em comparação com o ano passado. Em maio, especificamente, houve retomada parcial dos embarques, que registraram o maior volume mensal do ano, totalizando 4,01 mil toneladas, diante de uma leve melhora da oferta de uvas brancas sem semente, que foram majoritariamente destinadas ao mercado internacional. Ainda assim, em comparação com maio do ano passado, o volume foi 43% inferior, mas superou em 19% a quantidade exportada no mesmo mês de 2020.

Vale lembrar que 2021 foi um ano de ótimo desempenho nos embarques de uvas do Brasil, diante das boas oferta e qualidade, resultado do clima favorável.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã
Cenoura/Cepea: Altas nas cotações continuam em São Gotardo
Melão/Cepea: Diante da grande oferta, preços seguem baixos para estimular vendas
undefined