Senar debate gargalos da produção de cacau
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciou nessa semana uma série de encontros com especialistas para discutir os principais gargalos das cadeias produtivas do cacau, café, frutas, mandioca, leite, apicultura e agroindústria, e propor ações para resolvê-los.
A iniciativa faz parte do “Programa Cadeias Produtivas”, que vai identificar os problemas dessas cadeias, desde o setor de insumos até a comercialização na ponta, e desenvolver estratégias e soluções no curto prazo que proporcionem mais renda para os produtores rurais.
O primeiro encontro do projeto foi com o consultor em cacau, Sérgio Murilo Menezes, na quarta (8), em Brasília. De acordo com o coordenador de Programas do Senar, Alexandre Martins, a visita do especialista foi fundamental para obter um diagnóstico do setor e entender como os gargalos impedem a geração de valor dos cacauicultores.
“O objetivo dessas reuniões com os consultores é expandir a discussão fora da porteira, que vai desde os insumos, crédito, beneficiamento de produtos até a comercialização. A partir do que for identificado nesses setores, serão desenvolvidas ações para que o produtor seja melhor assistido economicamente”, disse.
Participaram do encontro a diretora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Andréa Barbosa, a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda, além de representantes da área técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).