Melão/Cepea: Exportações surpreendem em abril

Publicado em 31/05/2022 14:05

Assim como de costume, as exportações brasileiras de melão se reduziram em abril frente a março, já que a principal região exportadora, Rio Grande do Norte/Ceará, entrou em entressafra. Porém, de forma surpreendente, os embarques foram superiores aos do mesmo período do ano passado.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado de melão em abril foi de cerca de 11 mil toneladas, queda de 23% frente a março/22 e aumento de 47% frente a abril/21. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, o ocorrido pode ser explicado pela baixa oferta da fruta na Europa, pelo mercado brasileiro complicado pela crise econômica, e pela taxa de câmbio ainda atrativa. Assim, mesmo em entressafra, aqueles poucos produtores que ainda tinham melão optaram por exportar.

DESTINOS – Em abril/22, os principais importadores do melão brasileiro foram Reino Unido (com 37% do total exportado pelo Brasil no período), Espanha (também com 37%) e Holanda (Países Baixos), com 22%.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta