Mamão/Cepea: Exportações estão 18% menores neste ano

Publicado em 17/05/2022 16:12

A exportação brasileira de mamão registrou queda na parcial de 2022 (janeiro a abril). Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o volume exportado no período foi de 14,4 mil toneladas, quantidade 18% menor em comparação à parcial de 2021.

Colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram que a oferta nacional não está sendo suficiente para suprir a demanda externa. No geral, houve falta de sementes de formosa, redução de área plantada de ambas as variedades, perdas causadas pelas chuvas do verão e problemas de qualidade (resultantes da umidade e também dos menores tratos culturais).

Os principais compradores do mamão brasileiro continuam sendo da União Europeia: Portugal, Alemanha, Espanha e Holanda, com 62% do volume total da parcial do ano. A perspectiva para este ano, devido à oferta muito reduzida, é que haja dificuldades em aumentar a exportação nacional.

ABRIL – Isoladamente, o último mês também foi marcado por queda das exportações brasileiras de mamão, diante da oferta controlada e de problemas de qualidade. O volume enviado de abril/22 foi de apenas 3,5 mil toneladas, segundo a Secex, queda de 3% frente a março/22 e de 24% em comparação com abril/21.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tomate/Cepea: Maturação, erradicação e fim das lavouras do cedo causam alta no atacado
Batata/Cepea: Preço recua com intensificação da safra das águas e menos chuva
Boletim Prohort: Preço da cebola cai na maioria dos mercados atacadistas analisados pela Conab
Uva/Cepea: Mercado se mantém firme às vésperas do fim de ano
Melão/Cepea: Natal à vista! Preços sobem na Ceagesp
Melancia/Ceoea: Dezembro chegou e traz recuperação nas cotações
undefined