Uva/Cepea: Exportações caem no primeiro trimestre

Publicado em 20/04/2022 08:32

Em decorrência do fenômeno La Niña, a viticultura do Vale do São Francisco (PE/BA) tem sido fortemente afetada pelo clima chuvoso desde o final do ano passado. Os impactos na qualidade e na oferta de uvas afetaram as exportações de maneira significativa.

Foram enviadas apenas 2,4 mil toneladas nos três primeiros meses deste ano, queda de 58,5% em relação ao mesmo período de 2021, segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A a receita acumulada totalizou US$ 5,9 milhões, recuo de 60% no mesmo período.

Apesar da restrição nos embarques (que deve persistir durante boa parte do primeiro semestre), exportadores da praça nordestina se mostram otimistas para a janela de exportação do segundo semestre, período em que normalmente a produção é maior.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta