Banana/Cepea: Outubro é marcado por boas exportações de SC

Publicado em 23/11/2021 08:14

Apesar de ter reduzido levemente sua participação, o estado de Santa Catarina seguiu como o maior exportador brasileiro de banana ao Mercosul em outubro, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). E, ao contrário do que se esperava, seus envios para o bloco conseguiram subir: cerca de 4% em volume frente a setembro, totalizando 4,9 mil toneladas, e de 2% em receita, na mesma comparação, somando US$ 1,6 milhões (FOB).

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, enquanto a boa demanda do Mercosul refletiu positivamente nas exportações brasileiras, assim como a menor concorrência com países como Bolívia e Paraguai, o atraso da liberação de cargas nas aduaneiras atuou negativamente – sobretudo durante os feriados prolongados. Neste cenário, formou-se uma fila de caminhões e algumas frutas até maturaram no local, levando exportadores a praticar descontos para não perder o envio dessas cargas.

Para novembro, agentes acreditam que as exportações catarinenses ao Mercosul devem continuar positivas, sobretudo à Argentina, diante da boa procura e do comércio doméstico ainda conturbado. Entretanto, existem apreensões quanto às limitações das fronteiras. Por isso, exportadores estão requerendo às aduanas que a carga horária de fiscalização aumente e que priorizem transportes de perecíveis, a fim de evitar que novas perdas ocorram durante o trajeto.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta