Tomate/Cepea: Oferta aumenta em novembro

Publicado em 19/11/2021 09:54

Na parcial de novembro (1° a 18/11), os preços do tomate salada ao produtor estão na média de R$ 70,49/cx (ponderados por classificação), 22,9% abaixo da de outubro, mas, ainda assim, 94,2% acima dos custos de produção. Desde o início deste mês, os valores vêm caindo gradativamente, devido a problemas relacionados à qualidade dos frutos e ao aumento da oferta.

Isso porque um maior volume de chuva foi registrado em muitas praças da região Sudeste em outubro, fato que resultou em problemas como manchas, rachaduras e maior descarte dos tomates – os quais não apresentaram qualidade mínima para comercialização. Além disso, a intensificação da colheita da segunda parte da safra de inverno em Sumaré (SP) e Paty do Alferes (RJ), combinada com o início da atividade em algumas praças de verão, como Itapeva (SP), Venda Nova (ES) e Reserva (SC), também elevaram a disponibilidade dos frutos e, consequentemente, refletiram na queda dos preços.

No entanto, as praças de verão devem intensificar a colheita somente nas próximas semanas – com certo atraso frente ao usual, devido aos danos causados pelas geadas de julho, que resultaram na necessidade de replantio e transplantio de algumas mudas, além de retardar o desenvolvimento em parte das lavouras.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta