Mamão/Cepea: Exportações são praticamente estáveis em setembro

Publicado em 18/10/2021 14:24

Diferentemente da expectativa anterior, de incremento, as exportações brasileiras de mamão praticamente se estabilizaram em setembro. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado da fruta foi de 3,97 mil toneladas, quantidade 1% inferior à de agosto. A receita, em dólar, foi de US$ 3,84 milhões (FOB), queda de 2% na mesma comparação.

De acordo com exportadores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a demanda internacional até esteve positiva, mas alguns fatores limitaram os envios no mês, como a menor oferta de fruta, sobretudo de formosa; seus preços atrativos no mercado interno; e a qualidade, afetada pela presença de manchas fisiológicas.

Naquele mês, os principais países compradores do mamão nacional foram: Portugal (com 22% do total dos envios), Espanha (15%), Reino Unido (15%), Argentina (12%) e Alemanha (12%).

PERSPECTIVAS – Como perspectiva para outubro, espera-se que os envios fiquem em patamares positivos, diante da boa demanda, sobretudo europeia, e da melhora na qualidade da fruta. Porém, a oferta ainda controlada poderá impedir grandes movimentações.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta