Hortifruti/Cepea: Quem são os fornecedores externos de alho ao BR?

Publicado em 29/09/2021 07:53

Ainda que a produção brasileira de alho tenha crescido nos últimos 10 anos, o consumo interno também avançou, e a oferta doméstica não foi suficiente para compensar a demanda. Em decorrência disso, em 2020, mesmo com a crise econômica, o volume de alho importado atingiu recorde, totalizando 193 mil toneladas – o dobro do início dos anos 2000 (veja no gráfico).

Mas, de onde vem esse alho? O principal fornecedor ao Brasil é a China, seguida pela Argentina e, em menor proporção, pela Espanha e Chile, segundo informações da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Mesmo com a liderança chinesa, os envios da Argentina, da Espanha e do Chile foram os que mais cresceram nos últimos 10 anos.

Pesquisa recente divulgada por Gustavo Buta e Jaim Junior, da Universidade de Brasília, indica que o menor crescimento da China, sua quase "estagnação", no fornecimento de alho ao Brasil pode estar relacionado à política comercial antidumping brasileira, que impõe tarifas específicas sobre o alho chinês.

Saiba mais detalhes quanto à produção, sazonalidade, tecnologia e variedade dos alhos de países fornecedores, na edição de setembro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministro Carlos Fávaro anuncia reestruturação da Ceplac no Pará
HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações