Cenoura/Cepea: Com redução na oferta, preços finalmente voltam a subir

Publicado em 05/04/2021 09:29

Após um período marcado por quedas nas cotações, as cenouras voltaram a valorizar na última semana (29/03 a 1º/04) na região de São Gotardo (MG). De acordo com os colaboradores do Hortifruti/Cepea, as raízes foram comercializadas por R$ 15,00/cx de 29 kg de “suja”, aumento expressivo de 150% frente à semana retrasada – quando os preços estavam em níveis muito baixos. O motivo da valorização se deve ao menor volume disponível, o que permitiu uma reação do mercado.

Em São Gotardo, a produtividade está reduzida e há um maior número de cenouras “pintadas” por conta do excesso de chuvas durante o período de semeadura (que ocorreu em dezembro). Além disso, como os preços não estavam compensando, alguns produtores de Goiás reduziram o ritmo de colheita, uma vez que a oferta era muito alta nas últimas semanas. Essa menor disponibilidade das raízes de Cristalina foi o principal fator que contribuiu para elevar as cotações em todo o País.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Problemas climáticos persistem e safra de cacau da Costa do Marfim tende a ser menor Problemas climáticos persistem e safra de cacau da Costa do Marfim tende a ser menor
Jornada BASF Nunhems - Episódio 5 Jornada BASF Nunhems - Episódio 5
Caqui Rama Forte é o destaque da semana (05 a 09/05) no atacado da CEAGESP
Agrodefesa busca assegurar a qualidade fitossanitária da melancia goiana para exportação
Produção de limão tahiti conquista certificação de agricultura sustentável
Exportação de frutas para a Europa cresce no primeiro trimestre de 2025