Uva/Cepea: Fim de safra em algumas praças e exportações aquecidas beneficiam cotações

Publicado em 09/03/2021 15:09

O volume de uvas ficou restrito no mercado interno nas últimas semanas, devido à aproximação do fim das safras em São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul (SP) e às exportações aquecidas no Vale do São Francisco (PE/BA). Neste cenário, as cotações ao produtor têm se mantido firmes.

Nas praças paulistas, a temporada deve ir até meados de abril, mas a colheita tem diminuído semanalmente. As precipitações estão constantes, mas os problemas fitossanitários são leves – especialmente na comparação com 2020, quando a podridão negra causou muitos prejuízos.

No Vale do São Francisco (PE/BA), ainda que as exportações tenham sido freadas na última semana (1º a 05/03), foram muito positivas em fevereiro/21. A demanda por parte dos Estados Unidos tem sido alta e, com a finalização adiantada da temporada no Chile, os embarques ao país norte-americano devem aumentar ainda mais. Os parreirais do Vale estão com boa produção, porém, com a entrada do período mais chuvoso, houve leve queda na qualidade, o que também refletiu em ligeira restrição de oferta.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau
Preços do cacau sobem em meio a foco renovado em problemas de oferta
HORTI RESENHA #59 - Uso de tecnologia reduziu perdas do limão tahiti no varejo de 25% para menos de 3%