Melão/Cepea: Preço do amarelo sobe na primeira semana de 2021

Publicado em 11/01/2021 08:42

O melão amarelo seguiu se valorizando nas regiões produtoras no início do ano (04 a 08/01). No Rio Grande do Norte/Ceará, o tipo 6 e 7 foi cotado a R$ 32,57/cx de 13 kg, valor 10% superior ao observado na semana do Ano Novo. Já no Vale do São Francisco (BA/PE), o amarelo a granel foi vendido por R$ 1,61/kg, aumento de 15% na mesma comparação.

Segundo agentes, essa subida dos preços, observada desde as semanas que antecederam o Natal, se deve ao aumento da procura no primeiro momento e, agora, à gradual redução da oferta - visto que o Vale está em fase de plantio da safra principal e a campanha do RN/CE começa a se aproximar do fim. Destaca-se, ainda, que, apesar da dificuldade em obter embalagens de papelão, as exportações potiguares/cearenses seguem um bom ritmo, não havendo muitas sobras para o mercado interno.

Agentes mencionaram, também, que alguns produtores podem ter reduzido o plantio meses atrás devido ao receio dos efeitos da pandemia e a produtividade está sendo impactada por viroses em algumas localidades. Assim, a colheita pode seguir se reduzindo nas próximas semanas.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau fecha em alta, mas fica abaixo dos picos recentes
Banana/Cepea: Nas regiões mineiras, os preços da prata seguem elevados
Uva/Cepea: Maior volume de BRS vitória pressiona preços no Vale
Tomate/Cepea: Cotações sobem em BH e SP, mas ainda estão em baixos patamares
Mesmo com sinais de dúvida sobre a demanda, racionamento nas vendas de cacau dão firmeza aos preços
Melão/Cepea: Início da colheita no RN/CE é marcado por melões de boa qualidade