Mamão: Queda de preços ocorre na roça

Publicado em 23/10/2020 16:41

Nesta semana (19 a 23/10), os mamões havaí e formosa se desvalorizaram em praticamente todas as regiões produtoras – a exceção é o Rio Grande do Norte/Ceará. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a proximidade do fim de mês e as chuvas nos grandes centros consumidores (como São Paulo) reduziram as vendas. Além disso, o mercado se mostrou sensível às elevações de preços registradas nas últimas semanas, travando as vendas.

Assim, o preço do havaí tipo 12 a 18 recuou 52% no Sul da Bahia, sendo vendido na média de R$ 0,58/kg. Vale destacar que a oferta dessa variedade seguiu elevada, mesmo com a leve redução anterior. Até para o formosa, que está com a baixa disponibilidade, houve desvalorização. A variedade foi comercializada por R$ 1,60/kg no Norte de Minas Gerais, queda de 22% na mesma comparação. Houve relatos de que alguns produtores colocaram frutas verdes no mercado para tentar aproveitar os elevados preços anteriores, afetando ainda mais o giro de vendas.

Para as próximas semanas, os preços devem continuar sendo pressionados pelo fim de mês, sobretudo para o havaí, devido ao maior volume.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cacau fecha em alta, mas fica abaixo dos picos recentes
Banana/Cepea: Nas regiões mineiras, os preços da prata seguem elevados
Uva/Cepea: Maior volume de BRS vitória pressiona preços no Vale
Tomate/Cepea: Cotações sobem em BH e SP, mas ainda estão em baixos patamares
Mesmo com sinais de dúvida sobre a demanda, racionamento nas vendas de cacau dão firmeza aos preços
Melão/Cepea: Início da colheita no RN/CE é marcado por melões de boa qualidade