Hortifruti: Como o produtor de HF tem se adaptado às mudanças geradas pela pandemia?
Você sabe o que é resiliência? Muito se fala em se reinventar durante a quarentena: pensar em novas formas de executar atividades, aproveitar o momento para se adequar à mudança – e é justamente isso que o conceito de resiliência significa. Aplicando-se ao cenário atual, esta ideia reforça a importância de um PLANO DE AÇÃO por parte das empresas, já que os efeitos econômicos negativos vão durar mais do que a própria pandemia de covid-19.
A mais recente crise financeira, de 2008, nos Estados Unidos, é um exemplo: o mundo todo foi afetado, mas pesquisas indicam que as empresas resilientes se recuperaram melhor dos impactos, gerando valor nas fases de recuperação e de crescimento da economia. Assim, ao lidar com situações extraordinárias, com rupturas inevitáveis ou inesperadas (como a pandemia de covid-19), é necessário que o produtor e a cadeia, como um todo, tenham capacidade de adaptação rápida, isto é, garantindo flexibilidade e velocidade para reagir às mudanças, recuperar-se e mover-se para um "novo normal". Para isso, existem estratégias que podem colaborar para a resiliência da cadeia. Confira algumas delas na edição de julho da Hortifruti Brasil, clicando aqui.
Mas, o que o setor de HF tem feito? Produtores de frutas e hortaliças entrevistados pelo Hortifruti/Cepea precisaram adotar algumas medidas para enfrentar a crise gerada pela pandemia. O número elevado dos que ainda não possuem um plano de ação, contudo, preocupa!